Cursos de especialização da ESMA serão reiniciados nesta sexta-feira

Aviso

A Gerência Acadêmica da Escola Superior da Magistratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba, confirmou para esta sexta-feira (8) e sábado (9) o reinício das atividades dos cursos de especialização da Esma. Os cursos “Especialização em Planejamento e Gestão Pública” e “Prática Judiciária” são frutos de convênio entre ao Poder Judiciário e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O diretor da Esma, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, informou que as seis turmas de pós-graduação estão presentes em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, com 360 alunos matriculados. Ele disse que os cursos para os servidores “tem a função básica de capacitar o quadro funcional do Tribunal de Justiça, para o exercício da profissão e da missão institucional”.

O magistrado destacou que as especializações tratam de gestão, práticas judicantes, direito, com foco no aperfeiçoamento do conhecimento para melhor desempenho das atividades laborais, e com a vantagem de ser em nível de pós-graduação, certificada pela UEPB.

Na comarca da Capital, os alunos de Prática Judiciária recomeçam os estudos com a Prática Judiciária da Fazenda Pública. Quem ministra a matéria é o professor e juiz Eduardo José de Carvalho Soares. Já os estudantes de Planejamento e Gestão Pública terão aula sobre Estado e a Eficiência Administrativa,com o mestre Manoel Alexandre Cavalcante Belo.

Em Campina Grande, o professor Arturo Felinto ministra Planejamento e Estratégico Público, para a turma de Especialização em Planejamento e Gestão Pública. Por sua vez, o magistrado e docente Alex Muniz Barreto repassa conhecimentos a respeito de Prática dos Direitos Coletivos, para as turma em Prática Judicante.

Em Patos e Cajazeiras, os alunos de Prática Judiciária terão aulas, respectivamente, de Prática da Infância e Juventude, com as juízas Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga e Juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha, e Metodologia, com o professor Lemuel Dourado Guerra Sobrinho.

Horários – Na sexta-feira, em todas as comarcas, as aulas ocorrem no horário das 14h às 18h e das 18h às 21h30. No sábado, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Em João Pessoa, os cursos acontecem na Esma, em Campina Grande no Centro de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da UEPB, em Patos no Campus da UEPB, e, em Cajazeiras, Fórum local.

TJPB/Gecom – Fernando Patriota