Ministro Reynaldo da Fonseca do STJ fará palestra na próxima quinta-feira (27) na Esma

Na próxima quinta-feira (27), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, estará em João Pessoa para ministrar palestra sobre Direitos Fundamentais: Efetivação e Judicialização, a convite do diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. A conferência faz parte de uma edição especial do Projeto 'Café Jurídico', dentro das comemorações do aniversário de 35 anos Esma. O evento ocorrerá no auditório da instituição de ensino, às 19h.

O Projeto “Café Jurídico” é um evento destinado aos magistrados, servidores da Justiça, alunos da Esma e de universidades, e tem o intuito de informar à sociedade sobre os assuntos que estão mais em pauta na área do Direito no país.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca iniciou a carreira jurídica como servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão, onde exerceu suas funções no período de 1982 a 1985. Posteriormente, atuou na Justiça Federal no Maranhão, de 1985 a 1986. Foi procurador do Maranhão de 1986 até 1992, quando foi aprovado no concurso público para o cargo de procurador do Distrito Federal, para o qual foi nomeado, mas não tomou posse, e juiz de Direito do Distrito Federal e Territórios, função que exerceu de 1992 até o ano seguinte, quando foi aprovado para o cargo de juiz federal da 1ª Região. Em 2009, foi promovido ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

No ano de 2015, foi nomeado para o cargo de ministro do STJ, em vaga destinada a membro de Tribunal Regional Federal. A indicação foi aprovada pelo Senado Federal. Tomou posse no dia 26 de maio de 2015.

Por Marcus Vinícius