Magistrados, assessores e servidores de Cartório do 1º Grau participaram do Curso ‘PJe – Utilizando o sistema’

Magistrados e assessores de Gabinete do 1º Grau participaram, no dia 28 de junho, do Curso ‘PJe – Utilizando o sistema’. A formação buscou capacitar os presentes a manusear o sistema PJe nas atividades cartorárias em sua completude e propor processo de trabalho. A aula foi ministrada pelos servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Anaclara Leal Moreira Lima e Ney Robson.

 

A capacitação foi promovida pela TI em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa. Os servidores do Cartório Judicial de 1º Grau já assistiram, nessa quinta-feira (27), as aulas da formação, e, na próxima semana, a capacitação será apresentada nas comarcas de Campina Grande, Patos e Sousa.

 

Durante os dois dias, foram abordados temas como os requisitos para acesso ao sistema PJe, perfil do usuário interno, menu de funcionalidade do sistema e do usuário, minutar documentos, funcionalidade de lote (minuta e assinatura) e modelos de documentos. Também foram apresentadas as funcionalidades do sistema PJe, a partir dos requisitos necessários ao acesso, e atividades desenvolvidas nos gabinetes dos juízes de 1º Grau.

 

De acordo com Anaclara Lima, a modalidade expositiva, sem atividade prática, demonstrou as situações mais comuns vivenciadas no cotidiano dos gabinetes e de casos práticos colocados pelos alunos. “Apresentamos a ferramenta 2.0 do PJe e orientamos a forma como eles podem trabalhar no sistema, facilitando tanto as tarefas dos cartório como dos gabinetes”, disse a servidora.

 

Por Marcus Vinícius