Fase R2: 64 alunos residentes iniciam a prática jurisdicional tutelada do CPM nesta segunda-feira (26)

Os 64 alunos aptos a fase R2 do Curso de Preparação à Magistratura (CPM), com Residência Judicial – Turma 2019.1 iniciam, nesta segunda-feira (26), a Prática Jurisdicional Tutelada nas unidades judiciárias da Comarca da Capital e do interior. Nos primeiros seis meses do ano, os discentes tiveram aulas teóricas e, neste segundo semestre, estarão envolvidos com atividades práticas, sendo orientados por juízes e desembargadores preceptores.

 

Na semana passada, a juíza Rosimeire Ventura Leite, diretora adjunta da Escola Superior da Magistratura (Esma), se reuniu com os alunos residentes, em Campina Grande e João Pessoa. Na oportunidade, a magistrada passou orientações gerais da fase prática. “Nesta fase R2, os alunos terão a experiência de atuar com o magistrado, possibilitando seu contato com audiências, decisões, sentenças e o seu cotidiano jurisdicional”, ressaltou a juíza.

 

A magistrada enfatizou os benefícios mútuos entre os juízes e os residentes. “Para o magistrado é muito interessante, porque ele tem a possibilidade de colaborar com a escola. Ele também vai receber um aluno que foi preparado, que passou por uma série de disciplinas na primeira parte do curso e que vai ajudá-lo. Será uma força de trabalho diferenciada, porque são alunos em formação”, observou.

 

As atividades práticas serão realizadas nas comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Lucena, Bayeux, Santa Rita, Alhandra, Jacaraú, Esperança, Queimadas, Mamanguape e São João do Cariri, além de cinco gabinetes de desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba (Fred Coutinho, Leandro dos Santos, Marcos Cavalcanti, Oswaldo Trigueiro e Saulo Benevides).

 

Por Marcus Vinícius/Ascom-TJPB