Representantes da ESMEPI e da Corregedoria do TJPI conhecem instalações e ações promovidas pela Esma

Na última terça-feira (30), representantes da Escola Superior da Magistratura do Piauí (ESMEPI) e servidores da Corregedoria-Geral de Justiça do Piauí conheceram as instalações e os programas acadêmicos promovidos pela Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma). Na oportunidade, acompanharam as inovações introduzidas pela atual gestão da Escola, como a nova versão do Curso de Preparação à Magistratura (CPM), com Residência Judicial, os cursos de especialização que foram e que estão sendo executados e os convênios firmados com outras instituições de ensino.

 

A comitiva se mostrou entusiasmada com as instalações da Escola e com a programação acadêmica em andamento, em especial com os cursos de especialização em Direito Processual Civil, com ênfase na Mediação e Solução de Conflitos. Ressaltaram, também, o novo CPM com Residência Judicial, que, para eles, representa uma inovação, além do nível dos cursos que estão sendo desenvolvidos para magistrados.

 

Para o juiz da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina e que integra a equipe de direção da ESMEPI, Valdemir Ferreira dos Santos, a Esma é um exemplo a ser seguido pelas escolas de outros Estados. “Vamos estreitar nossas relações com a nossa congênere, pois teremos muito a aproveitar da excelente experiência que aqui pudemos conhecer”, disse o magistrado.

 

Durante a visita, outro programa apresentando foi a Esma como Escola de Governo, condição que lhe foi concedida pelo Conselho Estadual de Educação, por atender a todos os requisitos e normas emanadas do Ministério da Educação e do Conselho Nacional. A instituição, hoje, pode certificar seus próprios cursos, sem a necessidade de utilização de nomes de outras instituições de ensino, já que ela não tinha tal competência.

 

Quanto as outras ações, ouviram informações sobre os projetos ‘Esma nas Comarcas’, ‘Café Jurídico’ e os convênios com instituições de ensino para a realização de cursos de formação continuada para magistrados e servidores, com a UNISANTOS, UEPB, ESMIP, IBET, ESPEPE.

 

Os visitantes foram recepcionados pelo gerente Acadêmico da Esma, Paulo Romero; pelo secretário José Iran Lima e pela gerente de Formação e Desenvolvimento de Servidores, Rosa Virgínia Scarano, além do diretor da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado, Dalmo Florentino Teixeira.

 

Por Marcus Vinícius