Ministros do STJ e magistrados participam de curso de Formação de Formadores até este sábado em JP

Quatro ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e 61 magistrados da Região Nordeste participam, ate este sábado (31) em João Pessoa, do Curso de Formação de Formadores – Nordeste 1, Módulo 1. A capacitação, que é promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), é destinada para juízes que têm interesse em exercer o magistério voltado à magistratura.

 

A ação formativa tem por objetivo analisar reflexivamente a prática docente, considerando o percurso do trabalho e a formação no âmbito da magistratura, de modo a externar experiências, conhecimentos variados e resultados percebidos como significativos entre os formadores para o fortalecimento da educação judicial.

 

Neste segundo dia de atividades, a capacitação foi encerrada com o planejamento da aula – organização do trabalho pedagógico. A professora Rita Silvana Santana ressaltou que considera fundamental a participação dos magistrados e o cuidado dos mesmos em pensar nos processos pedagógicos na formação de outros juízes.

 

Quem trabalha com a magistratura não se dedica e se debruça a pensar como o outro aprende ou qual era o melhor caminho para ensinar. Então, quando esses profissionais participam desses cursos, significa que eles estão se dispondo a pensar com as pessoas, melhores formas de aprender e transformar o espaço de trabalho”, disse Rita.

 

Para o ministro do STJ Rogério Schietti a capacitação está dando a oportunidade aos juízes de todas as instâncias do país de se atualizarem, bem como a programação apresenta a perspectiva da formação profissional dos magistrados ligada aos princípios da Pedagogia. “Este curso disponibiliza com profissionais qualificados e experientes, a oportunidade de apreendermos novas técnicas de aprendizagem e ensinagem, que nos permitirá dividirmos esse conhecimento com outros juízes nos cursos de formação e aperfeiçoamento que a Enfam promove”, disse.

 

Este também é o prensamento da juíza da 8ª Vara Mista da Comarca de Campina Grande, Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, de que é importante o magistrado participar desse tipo de atividade, pois deve estar sempre se atualizando.

 

O coordenador da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, Luiz Albuquerque, ressaltou que a presença de quatro ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e magistrados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande Norte e Alagoas mostra o interesse pelo partilhamento dos conhecimentos, principalmente, de caráter prático entre os juízes, ao se dispor em serem formadores dos seus pares.

 

Os alunos deixam a toga aqui fora no curso e entram como pessoas que vão aprender, compartilhar seus conhecimentos e construir um conhecimento novo coletivo”, comentou Luiz Albuquerque.

 

Encerrando as atividades no sábado (31), os magistrados assistirão às conferências sobre ‘Planejamento da Aula – organização do trabalho pedagógico e Desenvolvimento das aulas - Análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos'. À tarde, o curso será concluído com uma avaliação sobre a capacitação.

Por Marcus Vinícius/Ascom-TJPB