Tabelião Germano Toscano é homenageado com a medalha do Mérito Acadêmico

O tabelião Germano Toscano de Brito, presidente da Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg/PB), foi agraciado, nesta quinta-feira (26), com a medalha do Mérito Acadêmico ‘Desembargador Simeão Cananéa’, em virtude dos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento e o fortalecimento da Escola Superior da Magistratura (Esma).

 

A condecoração  ocorreu, no auditório da instituição de ensino em João Pessoa, dentro da programação especial em comemoração aos 36 anos de fundação da Esma. Não existe sentimento mais valioso na vida do que o reconhecimento. Esse sentimento é de natureza nobre e possui peculiaridade, torna feliz quem reconhece e muito mais feliz quem é reconhecido”, disse Germano Toscano, ao receber a concessão da outorga.

 

Ainda de acordo com o homenageado, a Esma é exemplo de escola no Brasil, ou seja, são 36 anos de serviços prestados à cultura jurídica, bem como a instituição está num patamar em que a Justiça paraibana pode, perfeitamente, se orgulhar. “A Esma cumpre sua nobre missão de preparar jovens advogados para a magistratura como também auxiliares da Justiça, proporcionando como um dos seus grandes objetivos, o incentivo a cultura, principalmente a cultura jurídica”, afirmou.

 

Ao entregar a honraria, o desembargador Marcos Cavalcanti ressaltou que o homenageado preenche, a um só tempo, todos os requisitos para receber a comenda. No seu discurso, ele destacou os serviços prestados pelo presidente da Anoreg-PB ao Judiciário, desde os tempos de escrivão na 2ª Vara Cível da Comarca da Capital nos idos de 1985.

 

Germano marcou ali o início de uma nova era de mudanças pelos avanços tecnológicos da tecnologia da informação do Poder Judiciário, processo que não teve mais volta, a ponto de levar a Paraíba à condição de um dos pioneiros em muitos avanços hoje incentivados pelo Conselho Nacional de Justiça a todos os tribunais de país”, disse o diretor da Esma.

 

A medalha do Mérito Acadêmico ‘Desembargador Simeão Cananéa’ foi instituída pelos membros do Conselho Superior da Esma, através de Resolução nº 01/2016, visando homenagear magistrados e aqueles que, por seus méritos, prestaram contribuições à Esma e ao ensino do Direito e da jurisdição.

 

Por Marcus Vinícius/Ascom-TJPB