50º Copedem: Leitura da Carta de Palmas e debate sobre Credenciamento das Escolas encerram encontro

O último dia do 50º Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) foi marcado pela leitura da Carta de Palmas e debates sobre o credenciamento das Escolas de Governo. O evento foi realizado de quinta (28) a sexta-feira (29), em Palmas (TO), na sede da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), participou do encontro.

 

Com o tema central “Requisitos Legais e Normativos para Credenciamento das Escolas de Governo”, a programação contou com a realização de painéis e círculos de debates sobre ‘Credenciamento das Escolas de Governo para oferta de pós-graduação; Planejamento Estratégico nas Academias Judiciais e Escolas da Magistratura; Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas; e Argumentação Jurídica, Racionalidade e Provas; entre outras temáticas.

 

Podemos pensar no Copedem como um grande cooperador das escolas e tribunais brasileiros. Na concepção dos objetivos, pretendemos mostrar para todas as escolas que estiveram aqui os produtos que temos em desenvolvimento na Escola Superior da Magistratura Tocantinense. Nos reunimos para entregar uma prestação judicial de excelente qualidade para a população”, afirmou o presidente do Colégio de Diretores, desembargador Marco Villas Boas.

 

O desembargador Villas Boas lembrou que, “antes que o problema se torne litigioso, precisamos agir. Partimos do pressuposto que o juiz é um transformador social, com um papel de esclarecimento da comunidade, de prevenção, que reclama uma atitude proativa dele, assim como as escolas no contexto de integrar com a capacitação e formação todos os profissionais do sistema de Justiça”.

 

No encerramento, também foi feita a leitura da Carta de Palmas, onde foram destacados o aprimoramento da prestação jurisdicional e o aperfeiçoamento de todos os profissionais do sistema de justiça, além da cooperação com as escolas associativas, universidades e escolas judiciais brasileiras.

 

Confira a Carta de Palmas na íntegra aqui.

 

Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB – apoio Redação Copedem