CG: Alunos do CPM 2019 participam de reunião com a juíza Rosimeire Ventura sobre a elaboração do TCC

Alunos do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial, período 2019.1, da unidade de Campina Grande participaram de reunião com a diretora adjunta da Escola Superior da Magistratura (Esma), juíza Rosimeire Ventura Leite, para tratar de orientações gerais sobre o início de elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC). A reunião ocorreu, na noite dessa quinta-feira (16), nas instalações da instituição de ensino, localizada no 4º andar do Fórum Affonso Campos. Em João Pessoa, o encontro será realizado nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, na Esma.

 

A juíza Rosimeire Ventura comunicou aos alunos/concluintes que o prazo da elaboração do TCC ocorrerá no período de 20 de janeiro a 18 de maio, impreterivelmente, salvo situações excecionais que serão submetidas pela coordenação do Curso de Prática Judiciante. “Os alunos já passaram pelas fases de aulas e residência, e agora, estão na última etapa do curso, que é a elaboração do TCC”, disse Rosimeire.

 

A magistrada ressaltou, ainda, que nessa fase de elaboração do TCC, os alunos certamente vão aproveitar os conhecimentos adquiridos na Residência Judicial, associando a experiência com os estudos acadêmicos.

 

Durante a reunião, foi entregue aos participantes o cronograma de atividades da referida fase. Além disso, os discentes foram informados da necessidade de manterem contatos com os respectivos orientadores, desdo início dos prazos, e de que haverá acompanhamento mensal da Escola durante a referida fase de produção, a fim de possibilitar a identificação de eventuais necessidades dos alunos ou orientadores, e a medida cabível em tempo hábil.

 

Também participaram do encontro, o gerente Acadêmico da Esma em exercício, José Iran Lima Filho, da representante dos alunos, Ellen Cristina Araújo Almeida; além das servidoras da Esma, Vera Lúcia Silva e Ana Lúcia Teberge.

 

CPM - Com uma metodologia inovadora e totalmente modificada, a formação, desde 2018, vem oportunizando ao aluno a experiência não só de consolidar seus conhecimentos, mas oferecendo e possibilitando ao estudante fazer a Residência Judicial na Fase 2. “O CPM tem sido um curso bastante completo, possibilitando ao aluno a experiência com o juiz, na Fase 2, bem como oportuniza ao discente sair com duas titulações”, enfatizou a diretora adjunta.

 

O Curso de Preparação à Magistratura tem duração de 12 meses, com carga horária de 720 horas/aula. No primeiro semestre, serão ministradas aulas teóricas e, no segundo, os alunos/bacharéis farão a Residência Judicial nos gabinetes dos magistrados preceptores da Região Metropolitana de João Pessoa e circunvizinhas de Campina Grande, além dos gabinetes dos desembargadores.

 

Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB