Diretor da Esma participa da abertura do Workshop de Operações Temáticas de Combate ao Crime da PRF

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, participou, na manhã desta segunda-feira (9), da abertura do III Workshop de Operações Temáticas de Combate ao Crime da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O evento, que ocorre pela primeira vez na região Nordeste até a próxima sexta-feira (13), está sendo sediado na instituição de ensino, em João Pessoa.

De acordo com o superintendente da 14ª Superintendência Regional da PRF na Paraíba, Carlos André da Conceição Costa, o workshop tem o objetivo de alinhar, debater, revisar, atualizar e padronizar procedimentos e processos operacionais concernentes ao planejamento, coordenação, execução e controle de operações temáticas de combate ao crime. 

“O evento visa traçar as diretrizes para as operações temáticas que serão realizadas durante os anos de 2020 e 2021. A partir desse workshop, vamos padronizar os procedimentos dessas operações que se destinam a combater ações de narcotráficos, adulteração veicular, crimes ambientais e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de outros crimes, que a PRF constantemente atua”, ressaltou o superintendente.

Ainda segundo Carlos André, os policiais, primeiramente, são capacitados nessas temáticas e, depois, vão operar e combater esses crimes, trazendo retorno para a sociedade. Por fim, ele agradeceu o desembargador Marcos Cavalcanti por disponibilizar o espaço da Escola para promover o workshop. “Realizar esse evento na Esma acaba abrilhantando, ainda mais, o workhop, porque vamos estudar a teoria e, em seguida, vamos aplicá-la na prática, assim como a Esma faz com as pessoas que ela efetivamente capacita”.

Na abertura, o desembargador Marcos Cavalcanti falou da satisfação da Escola em sediar o encontro, e disse que a PRF é uma das instituições mais respeitada no país e que tem feito um trabalho extraordinário no combate aos diversos crimes, seja de trânsito ou no combate ao tráfico ilícito de drogas “É um privilégio para Esma receber um evento dessa grandeza”, comentou.

O evento é destinado aos policiais que compõem os Grupos de Enfrentamentos ao Narcotráfico, às Fraudes Veiculares, aos Crimes Contra o Fisco e Contra Saúde Pública e aos Crimes Contra os Direitos Humanos, além dos gestores dos Grupos de Enfrentamentos ao Tráfico de Armas, aos Crimes Fronteiriços e aos Crimes Patrimoniais.

Participaram, ainda, da mesa de trabalho, o diretor de Operações da PRF, João Francisco Ribeiro Oliveira; do secretário da Segurança e da Defesa Social do Estado, Jean Francisco Bezerra Nunes; do procurador do Ministério Público Federal, João Raphael Lima; do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (Gaeco), Lean Matheus de Xerez; e do diretor de Inteligência da PRF, Moisés Dionísio.

Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB