Live: Juiz de Uberlândia vai ministrar palestra sobre acolhimento familiar nesta terça-feira (11)

Evento é uma iniciativa da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campina Grande e do Ministério Público

 

A partir das 14h desta terça-feira (11), o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia (MG), José Roberto Poani, vai ministrar palestra com o tema ‘Serviço de Acolhimento Familiar e sua efetivação: da teoria à prática’. O evento é uma iniciativa da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campina Grande e do Ministério Público do Estado, além do apoio das Secretarias de Assistência Social dos municípios de Boa Vista e Campina Grande.

 

A palestra será transmitida pelas plataformas do Zoom e Youtube, com duração de duas horas, e o interessado em participar deve acessar, preferencialmente, o Google Chrome através do link: https://zoom.us/j/93384331863?pwd=SUJpUGphbTdiTXo1VjUxUk5WMUFFdz09. Em seguida, informar o ID da reunião, 933 8433 1863, e a senha, 975682. O juiz Hugo Gomez Zaher e a promotora de Justiça Elaine Alencar serão os debatedores da temática.

 

De acordo com o magistrado Hugo Zaher, a questão do acolhimento familiar como forma preferencial, está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao acolhimento institucional.  “O ECA garante quando a criança e o adolescente são afastados do lar, que permaneçam numa família que promoverá cuidados individualizados e, também, mais direcionado do que aquele oferecido em uma instituição de acolhimento”, disse o magistrado.

 

O palestrante José Pioani abordará, na ocasião, uma ideia da fase de implantação, dos cuidados e dos meios para se tornar um serviço de ponta nos municípios de Campina Grande e Boa Vista. “Esse é um serviço previsto no ECA e os dois municípios já tem em Lei e, agora, estão na fase de implantação”, ressaltou o juiz Hugo Zaher.

 

Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB