Magistrados e servidores participaram do Painel PJe-BI no Webinário ‘Novas Tecnologias no Judiciário’

Nesta sexta-feira (19), magistrados e servidores de 1º e 2º Graus do Poder Judiciário estadual participaram do Painel PJe-BI, dentro do projeto Webinário “Novas Tecnologias no Judiciário’. O evento, que foi transmitido de forma remota pela plataforma Zoom, foi aberto pelo diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Ricardo Vital de Almeida.

O webinário foi ministrado por Danilo Rodrigues Padilha, membro da equipe de Business Inteligence-BI da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, que produziu o Painel PJe. A explanação contou, ainda, com apoio de Fábio Nicácio, que é membro da equipe. 

A iniciativa é uma parceria da Esma e do Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Ditec. A temática teve 856 inscritos e contou com a participação de mais de 620 pessoas de forma simultânea na transmissão, com intensa movimentação de perguntas.

Na abertura, o desembargador Ricardo Vital agradeceu a participação dos magistrados e servidores inscritos e ressaltou que o painel se determinou a propiciar uma maior e melhor utilização dos vários e heterogêneos recursos do PJe na realização de uma prestação jurisdicional mais ampla, efetiva, segura e eficaz, a cada um e a todos os usuários respectivos.

Durante a explanação, Danilo Padilha apresentou a ferramenta PJe, explicando o que é Inteligência de Negócios, porque o magistrado ou servidor deve utilizar o BI e quais informações tem no novo Painel PJe do TJPB. “O novo Painel PJe é uma ferramenta para aprimoramento do trabalho das gestões nas unidades judiciais, bem como é um instrumento de apoio aos gestores nas tomadas de decisões”, destacou o conferencista, acrescentando que a ferramenta é interativa, onde se pode obter relatórios dinâmicos da atual situação da unidade e até fazer comparações com o que ocorreu em anos anteriores.

Também presente on-line ao evento, o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Euler Jansen, ressaltou que o Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, Presidente do Judiciário estadual, priorizou a atenção da Ditec e dos profissionais que a integram para promover essa nova e extremamente útil ferramenta de gestão da unidade judiciária que é o Painel PJe.

O magistrado destacou dois painéis do PJe. O primeiro, o controle completo da unidade judiciária em matéria de estatística das classes e assuntos dos processos, permitindo direção melhor a estudos, modelos, criação de rotinas cartorárias e judiciais específicas e, como segundo ponto, a possibilidade de facilmente visualizar processos que estão com prazo não compatível para a tarefa na qual o processo se encontra, permitindo que o juiz ou cartório aplique seus esforços com precisão acurada para que não haja demora na entrega da prestação jurisdicional.

Para o diretor da Ditec, Ney Robson, a proposta foi apresentar o painel e suas funcionalidades, bem como esclarecer como são produzidos os dados e como manipular as informações para gestão das unidades judiciárias, identificando situações que necessitam de atuação dos magistrados e servidores nos processos judiciais.

Neste mesmo sentido, o diretor adjunto da Esma, juiz Antônio Silveira Neto, ressaltou o sucesso do webinário, que tem o intuito de aproximar o público alvo, servidores e juízes, dos sistemas de informática, fazendo com que eles ganhem em conhecimento e no que diz respeito a utilização eficiente do sistema, utilizando todos os recursos.

“Pretendemos continuar com o projeto, sobretudo, aproximando os servidores e magistrados do conhecimento e do seu desenvolvimento com as capacitações”, disse o diretor adjunto.

Ainda segundo o juiz Antônio Silveira, os webinários terão uma periodicidade quinzenal, sempre às sextas-feiras, com diversos palestrantes e cada tema terá um especialista no assunto abordado. Além disso, todos as capacitações terão certificação para fins de progressão na carreira funcional.

O segundo tema a ser discutido dentro do webinário será “Uso da ferramenta Zoom – configuração, gravação em nuvem e integração com o PJe Mídias”, e será realizado no dia 5 de março, a partir das 11h.

A Esma já disponibilizou a programação do primeiro semestre:

MÊS    DATA/PERÍODO    EVENTO

FEVEREIRO    19/02 (sexta-feira)    1.    Painel PJe - BI

MARÇO    05/03 (sexta-feira)    2.    Uso da ferramenta Zoom – configuração, gravação em nuvem e integração com o PJe Mídias
    19/03 (sexta-feira)    3.    Gestão de processos no Pje – etiquetas, agrupadores e rotinas cartorárias.

ABRIL    09/04 (sexta-feira)    4.    Sistemas de custas online e integração com o PJe
    16/04 (sexta-feira)    5.    Preparação para o teletrabalho – instalação do ambiente, ergonomia, gerenciamento do tempo, normatização
    30/04 (sexta-feira)    6.    TJCalc como ferramenta para agilizar cálculos

MAIO    14/05 (sexta-feira)    7.    Sistema de protesto de custas
    28/05 (sexta-feira)    8.    Integração DJEN/SIP/PJe
JUNHO    11/06 (sexta-feira)    9.    Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento - SNA
    18/06    10.    Sistema Pje – comunicações dos atos processuais

JULHO    02/07    11.    Sistema SAO – mais uma ferramenta de gestão
    16/07    12.    Painel de produtividade dos servidores
    30/07    13.    Robô PJ – execução fiscal

Ferramenta - O Painel PJe possui uma visão mais ampla de todas as informações processuais das unidades judiciárias. O modelo foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, na gestão do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, e possibilita um melhor gerenciamento e monitoramento, via visão de Business Intelligence (BI), ou seja, uma perspectiva gráfica e flexível para a análise das informações.

A ferramenta mostra o completo acompanhamento dos números de cada vara, distribuição, arquivamento, quantidade de atos judiciais, quantidade de processos por tarefas, classes, assuntos, etiquetas, movimentos, por tempo, além de delimitar o perfil de competência das varas, produtividade, identificação de gargalos, entre inúmeras outras informações.

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB