Servidores e magistrados participam da temática ‘TJCalc como ferramenta para agilizar cálculos

Os servidores da contadoria do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, Fernando José dos Santos e Maria da Luz Costa de Araújo, ministraram, nesta sexta-feira (30), conferência sobre o tema ‘TJCalc como ferramenta para agilizar cálculos’. A temática faz parte de mais uma edição dentre do Webinário ‘Novas Tecnologias no Judiciário’. A iniciativa é uma ação promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esma), em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Ditec.

O evento foi transmitido pela plataforma Zoom Meeting e pelo canal da Esma no YouTube. O diretor da adjunto Esma, juiz Antônio Silveira Neto, abriu o webinário dando boas-vindas aos inscritos. Ele destacou que a proposta da temática foi apresentar aos servidores dos cartórios formas mais eficientes na realização dos cálculos, sem a necessidade de ter de socorrer as contadorias dos fóruns das circunscrições, devido ao elevado número de processos. “A Esma está muito feliz com o sucesso da proposta desse webinário”, afirmou.    

Na ocasião, o diretor do Fórum Cível da Capital, juiz Herbert Lisboa, parabenizou a direção da Esma, em possibilitar aos servidores e magistrados a capacitação de cursos rápidos, que influenciam diretamente na atividade laboral e na eficiência da prestação jurisdicional. “A atual gestão da Esma tem apresentado excelentes propostas de cursos e treinamentos que nos auxiliam no desempenho de nossas atividades cartorária e judicante”, disse o juiz Herbert.

Na explanação, os conferencistas fizeram uma apresentação com teoria e prática da utilização do sistema de cálculos oferecido pelo TJPB, abordaram a parte dos cálculos que podem ser realizados com o auxílio do programa, bem como para que os usuários conheçam melhor a ferramenta.

Para o contador judicial Fernando dos Santos, com a utilização do sistema pelos juízes, servidores e usuários em geral, poderá haver uma diminuição no tempo de tramitação dos processos com cálculos mais simples, dando mais agilidade aos mesmos, tendo em vista que esses processos poderão ter maior celeridade em sua tramitação, o que também diminuirá a sobrecarga de processos existentes na Contadoria Judicial que recebe processos oriundos de 99 varas.

Neste mesmo sentido, a contadora Maria da Luz ressaltou que mediante o uso da ferramenta, o programa oferece para realização de cálculo simples. “Desta forma, os servidores terão condições de elaborar os cálculos nos processos de suas respectivas varas, além disso o andamento do processo se dará de forma mais célere., disse a contadora.

Ao encerrar o evento, o juiz Antônio Silveira agradeceu os conferencistas e o total apoio da Ditec e de seu diretor, Ney Robson, no webinário, bem como do diretor do Fórum Cível, juiz Herbert Lisboa. “Esse webinário mostra mais uma vez que estamos no caminho certo”, falou o juiz Antônio Silveira.

Programa - O Webinário ‘Novas Tecnologias no Judiciário’ é um programa de capacitação e apresentação das tecnologias utilizadas no cotidiano do Judiciário e que muitas vezes, por desconhecimento de suas funcionalidades, não são utilizadas em sua plenitude ou de forma equivocada. A iniciativa é uma parceria da Esma e do Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec).

Os eventos têm uma periodicidade quinzenal, sempre às sextas-feiras, com diversos palestrantes e cada temática tem um especialista no assunto abordado. Além disso, todos as capacitações terão certificação para fins de progressão na carreira funcional.

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB