Esma vai promover cursos e webinários para magistrados e servidores neste mês de junho

A Escola Superior da Magistratura (Esma) vai promover, neste mês de junho, quatro cursos e três webinários voltados à formação continuada e permanente dos magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual. Por conta da pandemia da Covid-19, as capacitações ocorrerão todas na modalidade a distância, no ambiente virtual da Esma, como forma de prevenção a propagação do coronavírus.

 

Os cursos disponibilizados apenas para magistrados são: ‘Violência Doméstica e a Aplicabilidade do Formulário Nacional de Avaliação de Risco’, que será realizado de 14 a 30 de junho e o período de inscrições ocorrerão de 7 a 11 de junho; e ‘O Juiz Corregedor Permanente e a Fiscalização nas Serventias Extrajudiciais’, que acontecerá no período de 21 junho a 5 de julho e as inscrições de 14 a 18 de junho. Este curso é específico para juízes com atividade de corregedor permanente das serventias extrajudiciais.

 

Já a partir desta quinta-feira (3) até o dia 22 de junho, 80 servidores que atuam em Varas com competência Criminal e de Família participarão do Curso ‘BNMP 2.0 – Banco Nacional de Monitoramento de Prisões’ (Turma II). O objetivo da formação é capacitar o público-alvo para utilizar com eficiência as funcionalidades e instrumentos do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões. O curso terá carga horária de 10 horas/aula e constará em três módulos: ambientação; prisão e internação provisória; e solturas e execução de Penas.

 

A última formação a ser promovida é “Suprimentos de Fundos” (Turma II) voltado aos servidores da Diretoria Financeira do Tribunal de Justiça da Paraíba e gerentes das unidades que atuam diretamente junto ao suprimento de fundos. As aulas ocorrerão de 7 a 23 deste mês, e o curso visa capacitar esses agentes que atuem no procedimento de Suprimentos de Fundos, para desempenhar com eficiência seu papel, aperfeiçoando de acordo com a legislação vigente.

 

A Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma informa que já encerrou, no mês de maio, o período de inscrições para os cursos de ‘BNMP 2.0 e Suprimentos de Fundos’. Apenas, ocorreu uma convocação das listas de espera para as capacitações.

 

Com relação aos webinários, haverá o de ‘Saúde mental e trabalho no Poder Judiciário (ciclo I)’, com o tema ‘Conversando sobre Assédio Moral em tempos de Home Office’. O evento é destinado aos magistrados e servidores. O webinário será realizado no dia 29 deste mês e as inscrições poderão ser feitas pelos interessados no período de 15 a 22.

 

Além desse, ocorrerão também mais dois relacionados à série dos webinários das Novas Tecnologias do Judiciário, um com a temática sobre "Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento", para o próximo dia 11, e outro acerca do "Sistema PJe - Comunicação dos Atos Processuais", em 18 de junho.

 

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB