Aulas do Curso 'Introdução à Justiça Restaurativa' iniciam na 5ª feira, e Esma divulga lista de inscritos

Na próxima quinta-feira (9), iniciam as aulas do Curso ‘Introdução à Justiça Restaurativa e Cultura da não violência’. A formação continuada será realizada até o dia 3 de outubro, e a Gerência de Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores divulgou a lista de inscrições homologadas da 1ª Turma. As aulas serão transmitidas através do ambiente virtual da Escola Superior da Magistratura (Esma), por meio das plataformas Moodle e Zoom, com carga horária de 30 horas/aula.

O gerente Acadêmico da Esma, professor Germano Ramalho, comunica aos inscritos e confirmados nesta lista que poderão desistir de participar do curso obrigando-se para tanto comunicar a Esma (geacd@tjpb.jus.br), em até 48h antes do início da capacitação, oportunizando que outro colega na lista de espera possa ser chamado. As desistências e abandonos posteriores a este prazo deverão ser justificadas com documento comprobatório, sob pena de aplicação de sanção administrativa.

O curso busca apresentar aos cursistas conceitos e elementos essenciais que se referem à cultura da não violência, bem como capacitá-los a identificar situações passíveis de aplicação de práticas restaurativas no dia a dia. 

Ao final da ação educacional, espera-se que os magistrados e servidores consigam: compreender os principais conceitos e elementos que se referem à cultura da não violência; aplicar princípios e práticas restaurativas (sem necessária observância de rigor metodológico) nas tarefas do dia a dia; e identificar e encaminhar casos passíveis de intervenção dos futuros CEJURES (Centros de Justiça Restaurativa).

Ainda este ano, a Esma vai promover aulas para uma segunda turma, com 40 cursistas. O período da capacitação será divulgado posteriormente.

Dias e horários das aulas síncronas:

13/09/2021 - 1º Círculo de Construção de Paz (14h às 16h)
15/09/2021 - 1º Encontro online (15h às 17h)
22/09/2021 - 2º Encontro online (15h às 17h)
24/09/2021 - 2° Círculo de Construção de Paz (14h às 16h)
29/09/2021 - 3º Encontro online (15h às 17h)
01/10/2021 - 3 ° Círculo de Construção de Paz (14h às 16h)

Por Marcus Vinícius