Fruto do processo permanente de capacitação e aperfeiçoamento de magistrados, servidores e assessores do Poder Judiciário estadual, a Escola Superior da Magistratura (Esma) está promovendo três novos cursos na modalidade de ensino a distância (EaD). Conforme dados da Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, 130 inscritos estão participando das aulas de Libras I, Google Office (Turma I) e Redação Oficial e Escrita Jurídica.
As aulas dessas formações ocorrem nos meses de fevereiro e março, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esma e também pela plataforma Zoom. Os interessados podem consultar o calendário de ‘Cursos’ do Mês’ para mais informações a respeito da programação das formações.
Ministrada pela professora Carlene da Penha Santos, o Curso ‘Libras I’, que conta com a presença de 40 alunos, vai abordar temas como: variações linguísticas; aspectos gramaticais da Libras (sintaxe, semântica); exercícios práticos da Libras relacionados aos conteúdos trabalhados; estruturação de frases contextualizadas; diálogo contextualizado com situações vivenciadas pelos cursistas; ampliação do vocabulário de sinais; e tradução e interpretação da Libras para Português/ Português para Libras.
No Curso ‘Google Office – Turma I’, o tutor Ramon da Nóbrega dos Santos vai tratar das seguintes temáticas: Google Drive, Google Docs (documentos), Google Slides (apresentações) e Google Sheets (planilhas). A formação conta com a participação de 50 inscritos, e o curso é destinado aos magistrados e servidores.
Também voltado aos magistrados e servidores de 1º e 2º Graus, o Curso ‘Redação Oficial e Escrita Jurídica’ é ministrado pelos professores Elaine Maria Gomes de Abrantes e Paulo Henriques da Fonseca. Os tutores abordarão conteúdos sobre: reconhecendo a Redação Oficial; fundamentando a Redação Oficial; qualidade textual e diretrizes normativo-legais; diretrizes normativo-gramatical; e oficina de produção de textos
Por Marcus Vinícius