O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Ricardo Vital de Almeida, e a diretora adjunta, juíza Antonieta Maroja, participaram, de 27 a 29 de abril, do Seminário ‘O Futuro dos Negócios e a Justiça 5.0’, na cidade do Rio de Janeiro. O evento promoveu debates sobre novas tecnologias, assim como analisou desafios, impactos e oportunidades nos negócios dos diversos setores da economia sob os aspectos jurídicos, econômicos, sociais e ambientais.
A iniciativa foi promovida pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). De acordo com o desembargador Ricardo Vital, o Copedem é testemunho renovado, em cada novo encontro, acerca das diretrizes temáticas de interesse nacional no âmbito do ensino das escolas judiciais e da magistratura no país. “O mais recente evento no Rio de Janeiro é expressão de leal confirmação desse paradigma”, disse o diretor da Esma.
Para a diretora adjunta, juíza Antonieta Maroja, o seminário tratou, com maestria, de temas afetos aos novos desafios enfrentados pelo Poder Judiciário nas searas administrativa e jurisdicional. “Os avanços da tecnologia, com o viés da gestão de riscos, segurança no ambiente virtual, compliance e sustentabilidade foram a tônica das discussões, demonstrando que as escolas judiciais estão atentas à transformação das relações sociais, para contribuir adequadamente com a formação continuada de magistrados e servidores, ressaltou a magistrada.
Ela destacou ainda que “a integração da inteligência artificial com a pessoa do julgador, enquanto agente dotado de sensibilidade e ética, fazem da Justiça 5.0 uma promissora solução para a governança dos processos judiciais”.
A abertura do evento contou com a presença do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente; do ministro Ricardo Vilas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ). As palestras de abertura foram proferidas pelo doutor Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal, com o tema ‘Simplificação Tributária’, e a palestra ‘Sustentabilidade e Desenvolvimento’, pelo doutor Walter Baère de Araújo Filho.
A programação contou ainda com painéis sobre o Marco Legal da IA e Inovações Tecnológicas; Futuro do Trabalho; Jurídico Corporativo e a Justiça 5.0; Regulamentação e Riscos; Fundos de Litígio; Fraudes e Rol Taxativo; Sustentabilidade no Agronegócio e Segurança Jurídica na Previdência Complementar.
Por Marcus Vinícius