De modo presencial, magistrados(as) e assessores(as) do Poder Judiciário estadual estão participando, nesta manhã e tarde de sexta-feira (6) na Escola Superior da Magistratura (Esma), das aulas do Curso ‘Gestão Judiciária’. A formação, que ocorre até o próximo dia 13, é promovida pela instituição de ensino e conta com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba e da Corregedoria-Geral de Justiça.
No curso, iniciado em 15 de setembro, foram abordados temas como: introdução à Gestão Judiciária; gerenciamento de unidade cível; gerenciamento de unidade Criminal; e órgãos de apoio à gestão: Presidência e Corregedoria. As aulas estão sendo ministradas pelos juízes(as)/tutores(as) Fábio Brito de Faria, Paula Frasinette Nóbrega de Miranda Dantas, Luiz Gonzaga Pereira de Melo Filho, Maria Aparecida Sarmento Gadelha e Fábio José de Oliveira Araújo.
A diretora da Escola, juíza Antonieta Maroja, ressaltou que a Esma, em sintonia com as necessidades dos magistrados(as) e servidores(as), e da própria administração do TJPB, articulou o curso. “Essa formação viabiliza a interlocução dos colegas acerca da gestão de suas unidades judiciárias promovendo, assim, um compartilhamento de saberes e experiências que favorecem um melhor desempenho de todos, sobretudo ao considerar os desafios do ritmo acelerado com que as novas tecnologias burilam os processos e as rotinas forenses”, disse a diretora adjunta.
O juiz auxiliar da vice-presidência da Corte, Ely Jorge Trindade, destacou que o curso é de suma importância para o aprimoramento da gestão e, consequentemente, da prestação jurisdicional. “Estamos fazendo troca de conhecimentos e de habilidades, onde os próprios magistrados que têm atuação eficiente nas suas unidades, estão reunidos com os demais juízes e servidores para fazer o compartilhamento dessas boas práticas, que são práticas testadas e implementadas, possibilitando, assim, expandir para todo o Judiciário aquelas medidas que estão funcionando de maneira adequada e, ao mesmo tempo, impulsionando a produtividade com o aprimoramento de gestão”, afirmou Ely Jorge.
O tutor e juiz da 2ª Vara Mista da Comarca de Cuité, Fábio Brito, enfatizou que foram apresentados, ainda, durante o curso, módulos de gestão geral e de varas cível e criminal, além das ferramentas de apoio à gestão. “Está sendo um curso bastante proveitoso e com muita troca de experiências entre os cursistas, bem como hoje será um dia rico para darmos continuidade a essa troca de conhecimentos”, comentou o magistrado.
Também presente, o chefe de Cartório da Vara Única de Caaporã, Irley de Sousa, destacou, como os demais juízes(as), a troca de experiência para ofertar uma melhor prestação jurisdicional. “A Esma tem proporcionado nesses cursos em ambiente virtual e, hoje, de forma presencial, uma troca de conhecimentos e experiências para agilizar os processos, bem como termos celeridade e termos resolutividade nos feitos judiciais”, disse o servidor.
Por Marcus Vinícius