Com o objetivo de multiplicar conhecimento de juízes(as) e servidores(as) que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos magistrados, 39 inscritos estão participando, até esta quinta-feira (9), das aulas do Curso ‘Desenvolvendo Competências Avaliativas e Métodos Ativos na Formação de Formadores – FOFO N1M3’. A capacitação é promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e conta com apoio da Escola Superior da Magistratura (Esma). As aulas são ministradas pelos tutores Erisvelton Silva Lima e Fábio Penézi Povoa.
A diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, que é uma das cursistas, observou que, nesta etapa final do Nível 1 do Curso de Formação de Formadores, a aprendizagem envolve uma construção em que discentes são estimulados a desenvolver suas potencialidades através do compartilhamento de saberes, num protagonismo coletivo que induz ao aprimoramento de competências. “É um verdadeiro trocar de lentes acerca da ambiência pedagógica, que torna esse processo bem mais interessante”, disse a magistrada.
Também participante, o juiz Fábio Brito de Faria, da 2ª Vara Mista de Cuité, parabenizou à direção da Esma por conseguir junto à Enfam, disponibilizar essa terceira fase do curso na sede da Escola, em João Pessoa. “É uma felicidade muito grande, tendo em vista que a Formação de Formadores prepara os magistrados e servidores que querem ser educadores corporativos. E, na ocasião, estamos tendo uma jornada de dois dias muito intensa e de preparação, para conhecermos, assim, técnicas de avaliação e de metodologias ativas de aprendizagem”, disse o magistrado.
Para o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, professor Flávio Romero Guimarães, que também está cursando o FOFO, a formação tem uma importância diferenciada. Ele atuou como docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por mais de três décadas, inclusive na área de metodologia da pesquisa e do ensino superior.
“No entanto, com a realização do FOFO, apesar dos traços comuns, foi possível constatar que há diferenças significativas entre o ensino superior e a educação profissional, especialmente numa escola de governo (como a ESMA), cuja missão é atuar na formação contínua e na capacitação dos magistrados e demais servidores do TJPB. Portanto, tem sido uma experiência muito positiva que demonstra, inclusive, que sempre é tempo de incorporar novos conhecimentos e saberes”, ressaltou o gerente Acadêmico.
Já a servidora da Esma e cursista Edith Ramalho de Lima, a consolidação dos saberes adquiridos ao longo dos Módulos 1 e 2 do Curso de Formação de Formadores, por meio desta última etapa (Módulo 3), foi um aprimoramento profissional importantíssimo. “Pudemos trabalhar, nestes dias, a relevância da comunicação assertiva para o processo de aprendizagem, assim como aprofundar os métodos avaliativos. Sinto-me feliz e grata pela oportunidade de qualificação para, no futuro, contribuir com a melhoria dos serviços judiciários”, disse Edith.
O Curso de Formação de Formadores (FOFO) visou amparar e subsidiar o(a) futuro(a) formador(a) por meio do mecanismo de testagem de instrumentos, técnicas e procedimentos aliados aos métodos ativos de aprendizagem. Além disso, essa ação educacional busca que os(as) cursistas sejam capazes de planejar, executar e avaliar estratégias de ensino e de aprendizagem no contexto da sala de aula (presencial e/ou virtual).
Por Marcus Vinícius