O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Ricardo Vital de Almeida, participou, nessa quarta-feira (27), das comemorações alusivas aos 32 anos de fundação da Subseção Campina Grande da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No evento, realizado no auditório Ernani Uchôa na sede da Instituição, foram homenageados renomados juristas da Região da Borborema e nacionalmente conhecidos.
A solenidade iniciou com a entrega da Comenda Vital do Rêgo ao advogado Leidson Meira e Farias, profissional com mais de 60 anos dedicados à advocacia e 90 anos de idade. Em seguida, foi inaugurada a Galeria Rui Barbosa com aposição dos retratos em Bronze dos advogados e juristas Raimundo Asfora, Ronaldo Cunha Lima, Vital do Rêgo e José Araújo Agra, todos reconhecidos por suas contribuições significativas ao universo jurídico e político brasileiro.
De acordo com o desembargador Ricardo Vital, sobrinho de Vital do Rêgo e que representou o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, “a Paraíba, e para além de nossa geografia, testemunhou momentos de paroxismo inolvidável, através do gesto histórico da OAB/Subseção de Campina Grande, ao homenagear, com a inauguração da Galeria Rui Barbosa, quatro das melhores referências da vida jurídica e política deste Estado para o Brasil. Em momentos ademais de significação emotiva inimitável, a um só tempo é registrado pela expressão dos grandes gestos nessa Galeria esse quarteto distinto, ao acalento do nome do patrono da advocacia brasileira. E precedidos esses valorosos espaços temporais pela lídima homenagem ao intelectual e cavalheiresco advogado Leidson Farias, homenageado com a Comenda Vital do Rêgo. Instantes diferenciados à inscrição no mármore das almas”.
A cerimônia contou ainda com as presenças do presidente da OAB-PB, advogado Harrison Targino; do presidente da Subsecção da OAB/CG, advogado Alberto Jorge; do senador Veneziano Vital do Rêgo; do ex-governador do Estado, Cássio Cunha Lima; e do advogado Sheyner Asfora, além de outras autoridades, advogados, professores, estudantes de Direito e da comunidade em geral.
Por Marcus Vinícius