Desta segunda (12) até sexta-feira (16), 38 inscritos, entre magistrados(as) e assessores(as) do Poder Judiciário estadual, vão participar do Curso ‘O Cérebro que Julga: neurociências para juízes’. As aulas, na modalidade semipresencial, serão ministradas pelo tutor Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior, que é juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, professor das Escolas Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e Superior da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn).
A formação terá 40 horas/aula, e conforme a programação, na quinta (15) e na sexta-feira (16), ocorrerão encontros presenciais na sede da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, no período das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os participantes são das Comarcas de: João Pessoa, Areia, Ingá, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Araruna, Caaporã, Patos, Pombal, Rio Tinto, Coremas, Piancó, São João do Rio do Peixe, São Bento, Sapé e Esperança.
Durante toda a semana, o juiz Rosivaldo Júnior vai abordar temas como: da neurociência ao neurodireito, anatomia cerebral, estruturas e funções, a evolução do cérebro e seus ecos, funcionamento do cérebro e experimentos; percepção, limites e peculiaridades e ilusões perceptivas; e consciência e inconsciente, livre-arbítrio, (IR)Racionalidade e experimentos, dentre outros temas.
Por Marcus Vinícius