João Batista é magistrado desde 1987
Foi realizada, na tarde dessa segunda-feira (10), a cerimônia de posse do juiz titular da 15ª Vara Cível da Capital, João Batista Barbosa, como novo membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O magistrado assumiu a vaga do juiz Carlos Antônio Sarmento, que concluiu o seu biênio na Corte Eleitoral. O empossado foi escolhido, por maioria dos votos, no último dia 28 de abril, pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba.
A solenidade foi aberta pelo presidente daquele Tribunal, desembargador Genésio Gomes Pereira Filho que, em seguida, passou à palavra ao desembargador vice-presidente da Casa, Manoel Soares Monteiro, para as devidas saudações ao novo integrante da Corte Eleitoral. Ele iniciou seu discurso com palavras do poeta uruguaio Eduardo Galeano, rememorou traços da trajetória profissional do magistrado empossado e depositou confiança no seu trabalho.
Na sequência, discursou o procurador-geral eleitoral da Paraíba, Werton Magalhães Costa. “O que me anima, acima de tudo, é ver, em Vossa Excelência, não só o magistrado, como também o professor. Isso servirá de estímulo para que todos os magistrados se dediquem, com amor, aos estudos desta matéria tão complexa que é o Direito Eleitoral”, afirmou.
Representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Hermano Gadelha de Sá cumprimentou o novo membro do TRE. “Não há dúvidas que Vossa Excelência manterá o padrão de alta competência exercido pelo Dr. Carlos Sarmento”, falou.
O magistrado empossado na Corte Eleitoral agradeceu pela presença e palavras de todos e asseverou que este era mais um desafio em sua existência. “Tenham certeza absoluta de que não estou recebendo este cargo como um prêmio ou presente, mas como um novo desafio, mais uma jornada na minha vida. E fazendo parte deste grupo vou contribuir para a democracia do meu país.”, finalizou.
Estiveram presentes na solenidade, além do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, advogados, magistrados, desembargadores, representante do Poder Executivo, Ministério Público, bem como amigos e familiares do empossado.
Trajetória: O magistrado nasceu em Gurinhém-PB. Em 1982, se formou em Direito. Em 2010, em Filosofia. Fez pós-graduado com Especialização em Direito Penal – UFPB; ESMA (Primeira Turma)- Gestão Jurisdicional de Meios e Fins – UNIPÊ e ESMA. Ele também advogou de 1984 a 1987. João Batista é magistrado desde 1987. Começou a carreira de juiz na comarca de Remígio, passou por Rio Tinto, Araruna, Mamanguape, Campina Grande e chegou a comarca de João Pessoa em 1996.
Por Gabriela Parente
Da Assessoria de Imprensa do TJPB