Juízes e analistas da grande JP e outras comarcas iniciam Treinamento
Na noite desta quinta-feira (13), teve início o Treinamento de Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho para juízes e analistas da região metropolitana de João Pessoa e de outros municípios. O evento vai até este sábado (15) e acontece na Sala 5, da Escola Superior da Magistratura (Esma), no Bairro do Altiplano, na Capital. A turma é formada por 26 magistrados e 21 servidores, das comarcas da Capital, Bayeux, Caaporã e Guarabira. Com essa medida, o Tribunal de Justiça vai cumprir a Meta 6 do Judiciário nacional.
O treinamento é promovido pela Secretaria de Recursos Humanos do TJPB, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) e já foi realizado nas comarcas polarizadas por Campina Grande, Patos e Sousa. Ainda serão treinados, nesta primeira turma, juízes e servidores de Alagoa Grande, Alagoinha, Alhandra, Araçagi, Mari, Pedras de Fogo, Pilões, Pirpirituba e Sapé.
Três professores universitários são os responsáveis pelo treinamento. O grupo é formado por Arturo Felinto, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Ana Lúcia Carvalho de Sousa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); e Lúcio Mariano, do Unipê.
“O foco é aperfeiçoar o atendimento ao jurisdicionado e agilizar a tramitação processual. Para isso, os professores usam dinâmica de grupo e utilizam muita prática e teoria sobre o tema”, comentou o secretário de RH, Romero Cavalcanti Gonçalves Júnior.
A turma, formada pelas comarcas de Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Itabaiana, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Pilar, Rio Tinto e Santa Rita, receberá o treinamento nos dias 20, 21 e 22 de maio. Nos dias 27, 28 e 29, será a vez dos julgadores das varas Cíveis, da Família e Juizados Especiais de João Pessoa.
O treinamento será concluído nos dias 31 e 1º de junho, para os juízes da Fazenda Pública, Varas Criminais, 1º e 2º Tribunal do Júri, Juizado Especial Criminal, Auditoria Militar do Fórum Criminal, Varas Mistas do Fórum Distrital de Mangabeira, Juizado Especial do Geisel e Varas da Infância e Juventude da Capital.
Por Fernando Patriota