Magistrados e autoridades da PB participaram das comemorações alusivas ao aniversário da Esma

Notícia
Falas

Magistrados, procuradores, conselheiros e diversas autoridades do Estado participaram das comemorações alusivas aos 39 anos de fundação da Escola Superior da Magistratura (Esma). O evento festivo foi celebrado na noite da última quinta-feira (22), no prédio da instituição de ensino em João Pessoa.

O Desembargador João Benedito da Silva falou que a Esma agora está com uma nova roupagem, bem como ressaltou que a Escola já formou grandes nomes para a magistratura e a advocacia. “Uma roupagem física e de pessoas, porque o corpo docente e a Administração se modernizaram”, disse o Desembargador Benedito, que já lecionou na instituição. Para o Desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, o braço acadêmico do TJ no Estado sempre foi uma marco. “A Esma tem preparado colegas magistrados e, agora nas gestões mais recentes, está cada vez mais ampliando esse leque de ações, conhecimento e cultura”, comentou.

O diretor adjunto da Esma, juiz Antônio Silveira Neto, falou das dificuldades enfrentada pela Escola durante o início da pandemia e que a instituição de ensino se reinventou com a oferta de cursos e webinários, em diversas atividades remotas, com um grande número de inscritos. “Esse é o caminho através da modernização da escola, bem como demonstra que esses 39 anos prova a capacidade que a Esma teve de se reinventar”, enfatizou o magistrado. 

O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Max Nunes, falou que a Esma é uma referência no ensino jurídico no país e que, ao longo de quase quatro décadas, tem formado magistrados que atuam no Poder Judiciário estadual e em outros estados. O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, ressaltou que a Esma se reconhece como instituição essencial para a Justiça paraibana. “Completar 39 anos significa a solidez de uma instituição como essa, e a UFPB que estar sempre parceira da Esma em todos os momentos possíveis”, falou o reitor.

Também presente às comemorações, o diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação, Roberto Cavalcanti, disse que é testemunho da evolução e consolidação da marca Esma. “Os talentos da justiça são formados aqui, e os desembargadores que presidem à direção da Escola estão prestando ao país e a Justiça brasileira uma grande contribuição”, ressaltou Roberto Cavalcanti.

O conselheiro Fernando Catão, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), destacou que o principal legado da Esma é o exemplo que deu ao criar na década de 80 uma escola voltada à Magistratura. “É uma iniciativa exitosa e que prepara mão de obra para a difícil tarefa de fazer o Judiciário e que merece todos aplausos e parabéns”, disse o conselheiro.

Na mesma linha, o procurador-chefe do Ministério Público Federal da Paraíba, José Guilherme Ferraz da Costa, comentou que a Esma é um patrimônio do Judiciário paraibano, ao mesmo tempo que une os valores da educação e do senso de Justiça. “O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio dessa Escola, dá um exemplo nacional de como à Magistratura deve se preocupar com a qualificação dos seus integrantes, a troca de saber com a sociedade e meio acadêmico, para que possa estar sempre oferecendo um serviço de excelência no seu mister de fazer Justiça”, afirmou o procurador.

Para o ex-aluno e ex-professor da instituição e juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Ely Jorge, a Esma vem contribuindo para o aprimoramento do Poder Judiciário estadual. Já o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Germano Ramalho, falou do aprendizado e da experiência que adquiriu na Esma, nesse período que está à frente do cargo.

Por Marcus Vinícius