Professor e escritor italiano abre ciclo de palestras internacionais na Esma-TJPB

Notícia
.

O professor e escritor italiano Ottavio Quirico ministra o Workshop ‘Novos paradigmas do Direito Internacional’, na Escola Superior da Magistratura (Esma). O evento, promovido pelo Poder Judiciário estadual e pela instituição de ensino, é voltado aos magistrados(as), assessores(as), servidores(as) do TJPB e ao público externo. O evento, que ocorre na manhã desta sexta-feira (18), abre o ciclo de palestras numa parceria da Esma e instituições estrangeiras de ensino superior.

“No bojo de minha explanação, mostro como as mudanças climáticas têm efeitos nas diferentes áreas do Direito Internacional. Essas aulas são muito interessantes para o desenvolvimento da pesquisa e do meu ensino, com base na troca de ideias com os participantes”, comentou Ottavio Quirico. O professor já foi convidado e falou a respeito de temas semelhantes na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Universidade do Mato Grosso, na Faculdade de Direito de Recife (PE) e no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Ottavio Quirico tem pós-doutorado em Direito no Instituto Universitário Europeu, é docente da Universidade da Nova Inglaterra (Austrália) e da Universidade para estrangeiros de Perúgia (Itália). Entre algumas obras de sua autoria, o palestrante escreveu ‘O Sistema de Direito Internacional’ e ‘A governança dos investimentos entre o Tratado da Carta da Energia e a União Europeia’.

A diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, que assistiu à palestra, informou que o Workshop faz parte de um projeto de capacitação de alta qualidade para os magistrados(as) e servidores(as), a Escola está iniciando parcerias internacionais, com universidades.

“No caso específico dessa aula, o trabalho conjunto advém com a Universidade de Florença (Itália), onde o palestrante é também é professor e também de uma articulação com o procurador do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcílio Toscano”, disse a magistrada, que é titular da 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa. 

Por Fernando Patriota