O Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Tribunal de Justiça da Paraíba iniciou na noite desta segunda-feira (18). A formação é promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esma) e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). As aulas teóricas ocorrem na modalidade a distância (EaD) e o módulo prático (estágio supervisionado) nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).
A iniciativa segue as diretrizes estabelecidas pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 125/2010 e normas infralegais.
O coordenador adjunto do Nupemec, juiz Jailson Shizue Suassuna, informou que a formação na modalidade EaD acontecerá, sempre, de segunda a quinta-feira, até o dia 5 de outubro. “A carga horária do curso é de 100 horas/aula, sendo que 40 serão teóricas e 60 práticas”, salientou.
Ele explicou que o curso foi disponibilizado para 40 inscritos, entre conciliadores dos Cejuscs de todo o Estado. “Nossa expectativa superou a demanda, pois a formação contou com 120 inscritos, de modo que estamos programando a abertura da segunda turma, e já possuímos um número expressivo de interessados em compor futuras equipes”, reforçou o juiz Jailson Suassuna.
O Nupemec, que tem como diretor-geral o desembargador José Ricardo Porto, encaminhou e-mail para os alunos inscritos informando o acesso à Plataforma do Conciliajud do CNJ, para que possam atualizar as informações e fazer o upload dos arquivos obrigatórios. Quanto ao início das aulas das futuras turmas, o Núcleo comunicou que, no tempo apropriado, encaminhará e-mail ao candidato inscrito.
Por Maria Luiza Bittencourt (estagiária)