Durante a última sessão ordinária administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba de 2023, ocorrida quarta-feira (13), a Corte aprovou, por unanimidade, Voto de Aplauso ao diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Ricardo Vital de Almeida, e a toda equipe da instituição de ensino. A homenagem é referente a realização exitosa do I Congresso Internacional de Direito da Esma (CIDESMA). Os autores da propositura foram o presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador João Benedito da Silva, e o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.
O evento ocorrido de 6 a 8 de dezembro, no Intermares Hall, comemorou os 40 anos de fundação da Esma, uma das escolas da magistratura mais antiga do país. A programação foi sobre ‘Direito Digital, Neurociências e Inovação’, além de lançamento de livros e apresentação de pesquisas. O CIDESMA contou com debatedores do Brasil, Argentina, Espanha e da Itália.
“Parabenizo o desembargador Ricardo Vital e toda sua equipe pela realização do CIDESMA, evento que superou todas as expectativas”, disse o desembargador João Benedito, ao propor o voto. Neste mesmo sentido, o desembargador Saulo Benevides ressaltou que todos estão de parabéns pela idealização do Congresso Internacional.
A diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, afirmou que a direção da instituição de ensino recebe, honrada, a deferência do Tribunal de Justiça e compartilha a conquista com todos os que contribuíram para a realização do CIDESMA, gestores, palestrantes e congressistas, sem os quais jamais teriam alcançado a valiosa partilha de conhecimentos e experiências.
O gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, professor Flávio Romero Guimarães, ressaltou que o Voto de Aplauso do TJPB é um reconhecimento ao trabalho colaborativo de uma equipe dedicada e competente. “O CIDESMA foi o primeiro evento internacional nos 40 anos da Esma. Pela organização, pela logística, pela sistemática metodológica dos trabalhos e pela qualidade inquestionável dos convidados e convidadas, o congresso firma como um espaço privilegiado e qualificado para os debates de temas de referência pertinentes e atualizados no campo do Direito”, disse o docente.
Flávio Guimarães informou, ainda, que em breve três livros derivados do evento serão publicados. “Nesse sentido, já recebemos o sinal verde da Presidência do TJPB e do diretor da Esma para começar a trabalhar o II CIDESMA”, assegurou.
Por Marcus Vinícius