Durante toda esta semana, agentes do Núcleo de Inteligência de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), policiais federais, rodoviários federais, agentes do Ministério Público Federal, policiais judiciais do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e da Justiça Federal participam do Curso ‘Análise de Risco de Pessoa e Análise de Risco em Segurança Orgânica’. As aulas, que iniciaram na segunda-feira (8), ocorrem na sede da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa.
Também presente ao curso assessores militares e agentes de Inteligência dos Tribunais de Justiça dos Estados de Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Amazonas e Ceará. A iniciativa é resultado de uma colaboração entre o TJPB e a Polícia Federal, que gentilmente forneceu instrutores especializados.
De acordo com o assessor militar da Presidência do TJPB, tenente-coronel Álvaro Cavalcante Filho, as organizações públicas têm se preocupado cada vez mais com os riscos que acompanham o processo decisório e as atividades ordinárias. “Essa capacitação visa ampliar conhecimentos sobre gestão de risco, entender sua utilidade no assessoramento e tomada de decisões e desenvolver habilidades para aplicá-la no âmbito da segurança orgânica e de pessoas que compõem os ativos do Tribunal de Justiça da Paraíba”, disse o assessor militar.
As aulas estão sendo ministradas pelos agentes da Polícia Federal Felipe Scarpelli de Andrade e Alessandre Roberto dos Reis. No curso, são tratados quatro módulos: Análise de Risco: Abrangência e Contexto; Evolução conceitual e normas nacionais e internacionais de Gestão de Riscos; Análise de Risco em Segurança Orgânica (ARSO); e Análise de Risco de Pessoa (ARP).
Por Marcus Vinícius