No sentido de fomentar e difundir estudos e pesquisas no campo dos Direitos Humanos, o site Zenodo disponibilizou, de forma gratuita, para os usuários, o e-book ‘Direitos Humanos, Contemporaneidade e Cidadania’, fruto do XXVI Congresso Semipresencial e Internacional de História e dos Direitos Humanos da Universidade de Salamanca, em novembro de 2023, na Espanha. A edição do livro é uma parceria da Escola Superior da Magistratura (Esma), que apoiou o Congresso Internacional, e da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A obra tem a coordenação do professor doutor Flávio Romero Guimarães e da docente doutora Maria Esther Martínez Quinteiro, e contou com participação de magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que estão cursando doutorado na Universidade de Salamanca, e de pesquisadoras de Portugal, além de magistrados da Justiça Federal, que de forma presencial ou remota, apresentaram comunicações orais sobre temas de relevância no campo dos Direitos Humanos.
“Essa produção acadêmica é um dos requisitos preponderantes dos programas de doutorado de Salamanca”, disse o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, Flávio Romero. Para o professor, a Escola da magistratura está sintonizada com os temas mais contemporâneos e desafiadores da atualidade, bem como, de forma pioneira e inovadora, apoiou, juntamente com outras importantes instituições universitárias de Portugal e do Brasil, a realização do Congresso.
“Portanto, o presente livro coletivo, que aborda temáticas importantes da contemporaneidade e da cidadania plural, pretende contribuir para a debate no campo dos Direitos Humanos. Esperamos que a leitura possa se constituir numa provocação reflexiva - condição inquestionável para a mudança de pensamento e para o avanço das Ciências, nos diversos campos do saber”, disse o professor Flávio.
Já a Plataforma Espaço Digital disponibilizou no seu site os e-books ‘Direito, Cidadania e Interseccionalidade’ e ‘Abordagens Multidimensionais do Direito Contemporâneo’. As coletâneas foram organizados pela diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, e por Flávio Romero. As obras são frutos do I Congresso Internacional de Direito da Escola (Cidesma).
Por Marcus Vinícius