A política para publicação de livros e o podcast semanal ‘Falando Direito’ foram as pautas dos gerentes Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Flávio Romero Guimarães, e Administrativo e Financeiro, Fernando Antério Fernandes, da Escola Superior da Magistratura (Esma) em Campina Grande, nesta terça-feira (16). Os gestores estiveram reunidos com o coordenador de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Hipólito Lucena, e o diretor da Editora da UEPB, professor Cidoval Morais.
O projeto ‘Falando Direito’ está sendo finalizado para ser apresentado à direção da Esma e, também, à presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba. De acordo com o gerente Acadêmico, a iniciativa é mais uma ação inovadora da Esma, que propõe a apresentação semanal de matérias na grade de programação da TV aberta da UEPB e com divulgação nas redes sociais de um programa sobre temas do Direito ou temas transversais que dialoguem com o Direito e que sejam de interesse da sociedade.
“A ideia é aproximar o Direito da sociedade, por meio de uma linguagem simples, didática e interativa. O podcast seria semanal, apresentado por quatro âncoras, dois por semana, sendo um vinculado à Magistratura e outro à Academia”, disse Flávio Romero.
Na pauta com o professor Cidoval Morais, a definição do edital 2024 de publicações de livros, como consequência da parceria entre a Esma e a EDUEPB. Nesta seara, o gerente Acadêmico Flávio Romero destacou que se trata de uma parceria exitosa que já começa a dar os frutos. “Os livros do edital do final do ano passado já estão sendo publicados. A previsão é de que até o final do primeiro semestre deste ano, todos os livros que estão no prelo sejam publicados”, observou.
Flávio Romero ressaltou, ainda, que essa parceria é mais uma ação pioneira da Esma, na gestão do desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Escola, e da juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, diretora adjunta. “O propósito da Esma é fomentar uma política de produção intelectual dos magistrados e magistradas da Paraíba, e também dos demais servidores e servidoras. Temos bons talentos ocultos na magistratura estadual que precisam de um instrumento para divulgaram seus trabalhos, de forma individual ou coletiva”, afirmou o gerente Acadêmico, acrescentando que esse é o objetivo da Esma, que vem se consolidando, a partir da criação do selo Cognitio no âmbito da EDUEPB.
“Brevemente, será lançado o edital 2024 para publicação de dois livros autorais e dois livros de coletâneas”, frisou.
A diretora do Fórum ‘Affonso Campos’ da Comarca de Campina Grande, juíza Ana Christina Soares Penazzi Coelho, ressaltou que a Esma vem procurando empreender uma dinâmica de incentivo para a discussão de temas relevantes ao meio jurídico. Quanto à proposta do podcasts, a magistrada afirmou que é mais uma forma inovadora de prestar um serviço relevante para os profissionais do direito, que podem se atualizar sobre matérias e novas tendências no mundo do direito, além de aproximar o judiciário da sociedade, por meio de temas importantes, debatidos numa linguagem acessível.
“Com o mesmo objetivo de difundir o conhecimento, a nossa Escola tem buscado incentivar os magistrados, servidores, estudantes e o público do mundo jurídico a fazerem publicações, participando da vida acadêmica na proliferação do conhecimento jurídico. Pontuo que a possibilidade de publicação de livros, em parceria com a UEPB, representa um importante passo para a nossa Esma, demonstrando a vontade da gestão atual em estar cada vez mais próxima do mundo acadêmico e científico”, disse a juíza Ana Penazzi.
Ainda em Campina Grande, os gestores da Esma se reuniram com a reitora da UEPB, Célia Regina, e a vice-reitora, Ivonildes Fonseca. Na oportunidade, Flávio Romero e Fernando Antério, em nome da direção da ESMA, expressaram o agradecimento à reitoria da UEPB pelo apoio dado à Esma nessa política de fomento à produção acadêmica e intelectual dos integrantes do TJPB.
“Essa é uma parceria sem precedentes, ou seja, não há conhecimento de outra escola de qualquer estado brasileiro, que tenha um selo específico inserido numa editora universitária. A chancela da EDUEPB garante a efetiva qualidade das publicações, aliadas a uma vigorosa política de divulgação, face à relevância da editora da UEPB no cenário nacional e internacional”, pontuaram os gerentes. Já a reitora Célia Regina ressaltou que a UEPB está aberta para novas iniciativas de parcerias com a Esma.
Durante as visitas, os gestores estavam acompanhados do juiz Edivan Rodrigues Alexandre, da Vara de Entorpecentes de Campina Grande, do gerente do Fórum, Agnelo Oliveira, e da professora Milena Barbosa de Melo.
Por Marcus Vinícius