O diretor da Escola Superior da Magistratura (ESMA), desembargador Ricardo Vital de Almeida, e os desembargadores Fred Coutinho e Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, participaram, esta semana, da 8ª edição da ExpoJud, que é o considerado o maior congresso de tecnologia, inovação e direito para o ecossistema de Justiça. O evento reuniu profissionais da área jurídica, gestores de áreas jurídicas, servidores da justiça e operadores do direito para discutir e explorar novas tecnologias e inovações que podem transformar a justiça. O congresso ocorreu em Brasília, nos dias 15, 16 e 17.
Durante as atividades, os(as) participantes acompanharam treinamentos técnicos e uma intensa programação que abordou temas diversos, a exemplo de Inteligência Artificial Generativa, Cibersegurança, Blockchain, Big Data, Nuvem, entre outros. Além dos painéis e palestras, o espaço contou com uma exposição composta por mais de 130 expositores, na qual foram demonstradas inovações produzidas por instituições dos diversos segmentos de justiça, bem como empresas privadas de tecnologia.
Também presentes ao congresso, que debateu a transformação digital, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fábio José de Oliveira Araújo, o gerente Administrativo e Financeiro da ESMA, Fernando Antério Fernandes, e os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) Alexandra Maria Soares Cordeiro, Eduardo Rangel Ribeiro, Hanniery de Souza Freire, Júlio César Ramalho Leite, Leonel Marques de Luna Freire, Marcell Manfrin Barbacena, Patricia Soares Lemos e Wellington da Silva Alves.
Ainda em Brasília, no dia 14 (segunda-feira), o desembargador Ricardo Vital, diretor da ESMA, e Fernando Antério participaram do Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que teve como tema central ‘O impacto da inteligência artificial na sociedade e a capacitação para seu uso na atividade jurisdicional’.
Por Marcus Vinícius com informações do ExpoJud