As aulas da turma especial do Curso de Mestrado em Direito da Universidade de Brasília (UnB) terão início no dia 29 de novembro, a partir das 17h, na sede da Escola Superior da Magistratura (ESMA), com a aula inaugural. Este primeiro encontro, contará com a presença do diretor da ESMA, desembargador Ricardo Vital de Almeida, da diretora da adjunta, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, e dos coordenadores do mestrado Flávio Romero (local) e Menelick de Carvalho Netto (UnB).
O curso, que reúne 20 participantes, incluindo juízes(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual, é fruto de uma parceria entre a UnB e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), através da ESMA. Idealizado pelo desembargador Ricardo Vital, o projeto é totalmente gratuito e custeado pelo TJPB. O curso será oferecido no formato híbrido, com aulas presenciais mensais na sede da ESMA, em João Pessoa, e aulas síncronas (remotas).
Conforme a programação, no sábado, dia 30 de novembro, as aulas acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nos dias 2, 4 e 6 de dezembro, as aulas síncronas da primeira disciplina serão realizadas das 18h às 21h30.
Flávio Romero, gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da ESMA, ressalta que, indiscutivelmente, a realização desse mestrado em Direito é uma das iniciativas mais relevantes do TJPB e da ESMA. “Se trata da materialização de um sonho acalentado por muitos anos. Lembro que ao assumir a Gerência Acadêmica, recebi a expressa determinação do desembargador Ricardo Vital, no sentido de viabilizar a oferta de um mestrado para magistrados e servidores do TJPB”, disse Flávio, que atuará como coordenador local do mestrado.
Ainda segundo o gerente Acadêmico, a UnB foi uma escolha abalizada pelo mérito acadêmico do curso. “Se trata de um entre três mestrados, avaliados com nota máxima pela CAPES/MEC. Portanto, participar desse processo, agora na condição do coordenador local, é mais um desafio na minha trajetória acadêmica e de gestor público, que assumo com alegria e entusiasmo”, pontuou.
O mestrado interinstitucional em Direito possibilitará a formação de novos mestres no âmbito do Tribunal de Justiça, tanto magistrados(as) quanto servidores(as), favorecendo o desenvolvimento pessoal, a capacitação profissional, o fortalecimento das ações acadêmicas e a melhoria da prestação jurisdicional.
Por Marcus Vinícius