Resultado final do Processo Seletivo da Residência Judiciária do TJPB será divulgado segunda-feira

Notícia
Processo seletivo de Residência Judiciária

A Escola Superior da Magistratura (ESMA) divulgará segunda-feira (11) o resultado final do Processo Seletivo para a Residência Judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Os candidatos aprovados e classificados deverão se apresentar nas unidades judiciárias entre os dias 18 e 22 de novembro. O início das atividades da Residência Judiciária está previsto para o dia 2 de dezembro.

Conforme o Edital nº 07/2024 do Processo Seletivo, estão sendo oferecidas 31 vagas distribuídas entre as unidades de João Pessoa (13), Cabedelo (3), Santa Rita (4), Bayeux (4) e Campina Grande (7). Cada residente receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 2.500,00, custeada pelo TJPB.

A Residência Judiciária, parte da estratégia inovadora da Esma, visa desenvolver competências e habilidades tanto na prática quanto na vivência acadêmica, através da participação em cursos livres. A Residência Judiciária será implementada pelo Tribunal, com supervisão de magistrados e coordenação dos cursos livres pela Esma, além do acompanhamento das atividades da coordenação de Prática Jurisdicional Tutelada.

As atividades terão duração mínima de um ano, prorrogável por igual período, e carga horária semanal de 30h. Além das atividades práticas nas unidades judiciárias, o(a) residente deverá cumprir, obrigatoriamente, 60h anuais de participação efetiva em cursos livres ofertados pela Esma ou pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

As provas do processo seletivo foram aplicadas no dia 19 de outubro, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Conforme dados da Comissão, 377 candidatos(as) compareceram às provas.

Por Marcus Vinícius