Juízes e servidores são capacitados sobre elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos no Direito

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A produção científica é essencial para o avanço na carreira, tornando-se um requisito indispensável. Nesse sentido, a Escola Superior da Magistratura (Esma) tem se mostrado atenta a essa necessidade, promovendo cursos voltados à escrita acadêmica, incluindo formações em redação científica, elaboração de projetos e, agora, uma formação que integra projeto de pesquisa e produção de artigos científicos.

Na modalidade de ensino a distância (EaD), desde o dia 10 deste mês, magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário estadual estão participando do curso ‘Elaboração de Projetos de Pesquisa e Artigos Científicos no Direito’. As aulas, que seguem até 23 de março, são ministradas pelo tutor Cidoval Morais de Sousa, bacharel em Comunicação Social, e transmitidas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Esma (Moodle) e da plataforma de videoconferência Google Meet.

De acordo com o professor Cidoval Morais, o curso tem como objetivo proporcionar uma atualização nos processos normativos, na escrita científica e nos aspectos técnicos e linguísticos da produção acadêmica contemporânea. Além disso, busca capacitar magistrados(as) e profissionais da Justiça para a elaboração de projetos de pesquisa, tanto para ingresso em programas de mestrado quanto para a continuidade dos estudos em nível de doutorado. “A formação também visa aprimorar a produção de artigos e trabalhos acadêmicos, promovendo a atualização na escrita científica”, disse.

Cidoval ressalta que o curso se estrutura em três estratégias fundamentais. A primeira consiste em contextualizar o projeto de pesquisa no cenário atual da pesquisa em Direito, abordando as mudanças temáticas, os enfoques teóricos, as metodologias emergentes e as novas normas de escrita acadêmica, como as diretrizes da ABNT e da APA. A segunda estratégia envolve a apresentação das experiências de diversos programas de pós-graduação em Direito no que se refere à elaboração de projetos, tanto para os processos seletivos de ingresso quanto para a qualificação dentro dos próprios programas.

Por fim, a terceira estratégia destaca o artigo científico como elemento central para a continuidade na vida acadêmica. "Eu me sinto muito honrado de ter sido convidado pela Esma para participar deste momento, que vejo não apenas como um curso, mas como um espaço de diálogo e troca de experiências com magistrados e servidores. É uma oportunidade valiosa para aprender com eles, expandir o repertório de temas e abordagens e, ao mesmo tempo, compartilhar um pouco da minha trajetória como pesquisador ao longo de quase 30 anos", frisou Cidoval.

Por Marcus Vinícius