Saúde mental no âmbito do Judiciário será tema de debate em vídeocast durante o 3º Cidesma

Notícia
arte

A saúde mental se tornou um assunto preocupante em todos os segmentos da sociedade nos últimos anos. As cobranças por produtividade no trabalho, harmonia nas relações humanas, lidar com os desafios do dia a dia e ainda conseguir equilíbrio emocional, psicológico e social é uma equação quase que impossível. Daí a importância de se cuidar da saúde mental e buscar ajuda quando perceber que não dá conta sozinho. Dada a importância do assunto, ele será um dos temas debatidos durante o 3° Cidesma - Congresso Internacional de Direito da Esma (Escola Superior da Magistratura). 

Com o tema “Saúde mental no âmbito do Judiciário: políticas e ações para garantir o bem-estar dos servidores e magistrados” será realizado um vídeocast com a participação da juíza auxiliar da vice-presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Silmary Alves Queiroga Vita, do Mestre em Psicologia da Saúde e doutorando em Psicologia do Trabalho, Éverton  Procópio de Souza e do coordenador do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba, professor Francinaldo do Monte PInto. 

“O tema da Saúde mental no âmbito do Judiciário é indispensável , pois nos termos  da Res CNJ 207/2015, a saúde compreende o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças, de modo que a garantia desse estado completo da saúde constitui um importante desafio que se alinha ao tema do 3⁰ Cidesma, merecendo reflexão e implementação de ações concretas para efetivação desse direito”, observou a juíza Silmary Alves Queiroga Vita.

O psicólogo Éverton Procópio considerou muito importante falar sobre saúde mental no Judiciário, especialmente em um evento como o III Cidesma. “Cuidar da saúde mental é essencial para que servidores e magistrados tenham bem-estar, qualidade de vida e possam trabalhar de forma mais leve e produtiva. Quando olhamos para isso com atenção, estamos também melhorando a qualidade do serviço prestado à sociedade. Ao debater a saúde mental no ambiente do Judiciário em um espaço como o 3º Cidesma, isso demonstra o compromisso institucional com a construção de um judiciário mais saudável, eficiente e humano”, ressaltou.

O 3º Cidesma será realizado de 12 a 14 de novembro no auditório Ariano Suassuna, na sede do Tribunal de Contas do Estado. As inscrições podem ser feitas pelo link https://congressodireitoesma.com.br/inscricoes

Por Walquiria Maria