Presidenta do TJ fala sobre Loje e Semana Conciliação

Notícia


Desembargadora Maria de Fátima fica no cargo até dia 12 deste mês


A presidenta em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, logo que encerrou a sessão administrativa do Pleno do TJPB, na manhã desta quarta-feira (2), concedeu uma entrevista coletiva à imprensa. A magistrada falou aos jornalistas sobre a importância de assumir o Judiciário estadual e, ainda, tratou de outros assuntos, como a nova Lei de Organização Judiciária (Loje) e a Semana Nacional de Conciliação, que tem início na próxima segunda-feira (7).


Conforme Maria de Fátima, a Semana Nacional de Conciliação é de suma importância para o jurisdicionado e o Tribunal de Justiça tem dado apoio incondicional para o desenvolvimento dos trabalhos. “Inclusive, nós não vamos 'imprensar' a segunda-feira, dia que antecede o feriado do dia 8. Essa é apenas uma das medidas que o Tribunal adotou para que os trabalhos transcorram da forma mais operante possível e os jurisdicionados sejam atendidos em seus pleitos”.


Ela lembrou que foi uma mulher que introduziu a proposta de conciliar em todo o País. “A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi quem primeiro trouxe essa questão da conciliação para o Brasil. O juízo de mediação tem papel fundamental em todas as causas”.


Indagada sobre a elaboração da nova Lei de Organização Judiciária Estadual (Loje), a presidenta disse que o texto trará modificações no âmbito do Poder Judiciário estadual. “A nova Loje só será apreciada na segunda quinzena de janeiro. Por enquanto, estamos recebendo informações, solicitações e sugestões das entidades de classe ligadas ao Judiciário. Depois dessas sugestões e informações, o projeto será levado a plenário para apreciação”.


Importância do cargo - “Assumir a Presidência do Tribunal de Justiça, para qualquer membro do Judiciário, é uma grande honra, sobretudo quando se é mulher e se está nessa função representando, não só a operadora do Direito, mas a mulher trabalhadora, que luta e tenta conseguir seu lugar ao sol”, comentou a magistrada. Ela adiantou, ainda, que até o dia 12, quando o desembargador-presidente do TJPB,  Luiz Silvio Ramalho Júnior, retornará de sua viagem aos Estados Unidos, vai  continuar dando sequência aos planos e projetos da atual gestão”.


Por Fernando Patriota