O movimento nacional vai até a próxima sexta-feira (11)
Na manhã desta segunda-feira (7), teve início a Semana Nacional da Conciliação em todo o País. O coordenador dos trabalhos na Paraíba, juiz Sivanildo Torres, titular da 2ª Vara de Família da Capital, informou que dez comarcas já disponibilizaram os números de audiências que serão realizadas até a próxima sexta-feira (11), último dia do esforço concentrado.
São 1.183 audiências nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Itabaiana, Alhandra, Bananeiras e Monteiro. “Certamente esse número vai aumentar, tendo em vista que a grande maioria dos juízes diretores de fóruns ainda não enviou as informações de suas respectivas pautas de audiência”.
Ele disse, também, que o importante “é que já estamos realizando acordos na Semana Nacional da Conciliação e o Judiciário estadual está focado em obter o maior número possível de acordos”.
A Semana Nacional da Conciliação começou em agosto de 2006. Desde então, o Conselho Nacional Justiça (CNJ) e seus parceiros deram início a uma série de atividades e medidas para consolidar o Movimento. Entre elas, está a edição da Recomendação nº 8, que sugere aos tribunais o planejamento e a viabilização das atividades conciliatórias. O CNJ ofereceu, ainda, cursos de formação de multiplicadores em conciliação, em todas as regiões do País.
Por Fernando Patriota