TJPB cumpre maioria das Metas de 2009
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, (foto) participou, na última sexta-feira (26), do 3º Encontro Nacional do Judiciário, realizado em São Paulo. No evento anual, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes fez um balanço das metas de nivelamento estabelecidas em 2009 e divulgou as prioridades para todos os tribunais, no decorrer deste ano.
Conforme Ramalho Júnior, “o Tribunal cumpriu a maioria das metas do ano passado. Algumas nós não conseguimos cumprir e outras foram realizadas parcialmente. Na verdade, nosso Tribunal ficou dentro da média nacional, mesmo tendo sido prejudicado com os trabalhos da inspeção feitos pela própria Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça”. Segundo o presidente, foi necessária uma dedicação quase que exclusiva ao cumprimento das determinações dessa inspeção e isso acabou atrasando o cumprimento das metas do ano passado”.
No que diz respeito as dez metas do Judiciário para 2010, segundo o presidente do TJPB, algumas já estão sendo desenvolvidas e outras estão prontas para implantação, a exemplo da realização, por meio eletrônico, de 90% das comunicações oficiais entre os órgãos do Poder Judiciário, inclusive cartas precatórias e de ordem. “Nós já implantamos um softwar, que vai nos permitir, até o fim do ano, o cumprimento de cem por cento dessas comunicações”.
Outra meta para este ano, que certamente será cumprida pelo TJ da Paraíba será a ampliação para 2 Mbps (mega bites) da velocidade dos links entre o Tribunal e 100% das unidades judiciárias instaladas na Capital. Nas unidades do interior, a ampliação será de, no mínimo, 20%. “Até o fim do deste primeiro semestre, esse objetivo estará alcançado, como outras metas que já estão em estudo por nossas equipes. Com certeza, executaremos com maior presteza as metas do Conselho Nacional de Justiça e antes do final deste ano, todos os objetivos estarão devidamente cumpridos”, garantiu Ramalho Júnior
Plano Estratégico – Dentro da programação do 3º Encontro Nacional do Judiciário, as autoridades assistiram uma videoconferência, sobre o papel do líder na implementação da gestão estratégica do Poder Judiciário no Brasil, proferida pelo professor da Harvard University, o economista Robert Kaplan. Para o desembargador-presidente do TJPB, este foi um dos destaques do evento.
“É fundamental que todos os servidores do Poder Judiciário entendam o plano estratégico de sua empresa, seja estatal ou privada. Qualquer plano só funciona se todos os setores estiverem realmente envolvidos. Essa videoconferência mostrou isso de forma bem clara”.
Por Fernando Patriota