A diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMA), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, participou, na noite desta quinta-feira (1º), da solenidade de posse da nova mesa diretora do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Na ocasião, os ministros Laurita Vaz e Humberto Martins foram empossados nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, da Corte para o biênio 2016-2018.
A ministra Laurita Vaz é a primeira mulher a presidir o STJ e sucede o ministro Francisco Falcão. Em seu discurso, ela asseverou que a corrupção é um câncer que compromete a sobrevivência e o desenvolvimento do país, retira a comida dos pratos das famílias; esvazia os bancos escolares e mina a qualidade da educação; fecha leitos, ambulatórios e hospitais, fulminando a saúde das pessoas; enfim, corrói os pilares que sustentam o ideal de civilidade e desenvolvimento.
“O país, neste momento, luta para se restabelecer e precisa de respostas firmes aos incontáveis desmandos revelados. A população exige uma reação imediata e proporcional ao tamanho da agressão. Ninguém mais aguenta tanta desfaçatez, tanto desmando, tanta impunidade”, destacou a presidente.
Especialista em Direito Penal e Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás, a ministra Laurita Vaz é a primeira mulher a ser eleita presidente do STJ. Ele é formada em direito pela Universidade Católica de Goiás. Laurita Vaz foi a primeira mulher oriunda do Ministério Público a integrar o STJ, em 2001.
O vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas e em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. O ministro iniciou a carreira na magistratura como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, tendo ingressado no STJ em 2006.
Por Marcus Vinícius com informações do STJ