Nesta terça-feira (13), a partir das 19h, o professor e assessor da diretoria da Escola Superior da Magistratura (ESMA), Ivan Martins Costa Júnior, ministrará palestra sobre “Oportunidades de Publicação na ESMA e a Linguagem Acadêmica”. A conferência ocorrerá na unidade de ensino da Escola, no Fórum ‘Affonso Campos’, em Campina Grande.
De acordo com Ivan Costa, um conhecimento organizado requer método, linguagem e distribuição. “Nesse contexto, o Direito, como outros saberes humanos, sofre as múltiplas influências de seu meio e de sua história. Assim, as humanidades são formadoras ou detentoras dos valores sociais, mas sofrem com a falta de método ou, paradoxalmente, com pluralidade deles”.
Desta forma, a apresentação abordará esse problema através dos discursos da filosofia das ciências, valorizando, sobretudo o caráter de publicidade dos feitos e resultados. Também serão abordadas as oportunidades que a ESMA possibilita ao alunato que almeja o crescimento acadêmico como meio de desenvolvimento intelectual.
Já na Capital, a palestra será na quinta sobre ‘Norberto Bobbio e os Direitos Humanos no Brasil’
Já na quinta-feira (15), o professor Giuseppe Tossi, vai ministra palestra sobre “Norberto Bobbio e os Direitos Humanos no Brasil”. O evento será realizado às 18h30, na própria sede da instituição de ensino, em João Pessoa, e faz parte do projeto ‘Café com Lei’.
Podem participar alunos do Curso de Preparação à Magistratura da Esma, estudantes de Direito de outras instituições de ensino, bem como operadores do Direito e a comunidade em geral. Os interessados deverão encaminhar e-mail para a Escola ([email protected]) solicitando sua inscrição ou pessoalmente na Secretaria da instituição. A entrada é gratuita, e são emitidos certificados de participação para estudantes de graduação.
Esta é a terceira palestra do projeto, neste segundo semestre de 2016, que tem o intuito de informar a sociedade sobre os assuntos que estão mais em pauta na área do Direito no país. O evento almeja a abertura da escola para conteúdos de desenvolvimento intelectual dos alunos, magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Por Marcus Vinícius

