Exame ocorrerá na terça-feira (20) nas unidades da Capital e de Campina Grande
Na próxima terça-feira (20), das 19h às 21h, 288 candidatos farão as provas do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial, Semestre 2018.1. A formação foi viabilizada por meio do convênio entre Tribunal de Justiça da Paraíba, Escola Superior da Magistratura (Esma) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O novo modelo do CPM está oferecendo 100 vagas, sendo 50 para João Pessoa e 50 para Campina Grande.
Na Capital, 194 candidatos farão as provas na própria Esma, no Bairro do Altiplano Cabo Branco. Já em Campina, 94 inscritos serão submetidos à avaliação no auditório do Centro de Ciências Jurídicas – Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A lista dos aprovados e classificados será divulgada na Secretaria e no portal da Esma, a partir do dia 22 de fevereiro, e as matrículas dos candidatos classificados ocorrerão no período de 28 de fevereiro a 02 de março.
As aulas com Residência Judicial terão início no dia 05 de março e serão ministradas de segunda a sexta-feira, no horário das 18h30 às 22h. Já a Prática Jurisdicional Tutelada será de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h10, e na sexta-feira das 8h às 12h10.
Neste ano, a nova proposta de curso, por meio da qual haverá atuação direta dos alunos-residentes na prestação jurisdicional, será dividida em duas fases. Na primeira (1º semestre), todos os residentes serão pagantes. A segunda fase (2º semestre) será gratuita, sendo que os 25 alunos de cada turma, que obtiverem as melhores médias gerais na primeira fase, receberão bolsa remunerada. Vão para a segunda fase apenas os residentes qualificados na primeira, que atuarão sob a orientação de um magistrado preceptor.
O Curso de Preparação à Magistratura com Residência Judicial terá carga horária de 720 horas-aula, sendo obrigatório ao aluno cursar todas as fases, integralmente, para obtenção do certificado.
Por Marcus Vinícius