Esma e TJPB discutem parceria para estratégias de inovação com o Parque Tecnológico

Notícia
.

Na tarde de quarta-feira (20), uma reunião de trabalho entre representantes da Escola Superior da Magistratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) objetivou analisar a possibilidade de parceria entre as instituições. O encontro ocorreu na sede da instituição de ensino, em João Pessoa. Após a reunião, foi realizada uma visita técnica aos diversos espaços da Escola para subsidiar a elaboração do projeto e do plano de atividades pela equipe do PaqtcPB.

A reunião contou com a presença do diretor da Esma, desembargador Ricardo Vital de Almeida, da diretora adjunta, juíza Antonieta Nóbrega, dos gerentes Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Flávio Romero, e Administrativo e Financeiro, Fernando Antério. Pelo TJPB, estiveram presentes a diretora Administrativa, Gisele Alves, e a gerente de Engenharia e Arquitetura, Marieta Tavares, além da diretora do Parque Tecnológico, Nadja Oliveira, e da assessora Camila Costa. 

O encontro visa a implantação de projeto acadêmico de ressignificação da Escola com vistas à implementação de estratégias de inovação que inclui, entre outras ações, a reestruturação dos espaços físicos e a oferta de cursos de formação continuada e de capacitação profissional no âmbito da política de inovação do TJPB, a partir de termo de parceria já assinado entre o Tribunal de Justiça e o Parque Tecnológico. 

A diretora adjunta, juíza Antonieta Nóbrega, afirmou que a reunião foi excelente, bem como o Parque Tecnológico compreendeu bem o que a direção da Escola objetiva. “Buscamos requalificar a Esma como espaço acadêmico de servidores e magistrados, tornando-a mais atrativa e inspiradora. A adequação dos seus espaços a uma ambiências de inovação desperta os sentidos, conecta os usuários e impulsiona a aquisição de conhecimento como forma de encontrar soluções criativas e eficientes para as questões postas à jurisdição”, disse a magistrada. 

O gerente Acadêmico, Flávio Romero, destacou que a concretização desse projeto representará mais um marco na história recente da Esma, considerando que a política de formação continuada e de capacitação profissional, numa perspectiva pedagógica e acadêmica inovadora, é um imperativo dos novos tempos. “A Esma precisa se inserir de forma mais ousada nessa realidade da educação inovadora. Não se trata, tão somente, de revitalizar os espaços físicos. Inovação é feita por pessoas, a partir da mudança da própria cultura organizacional”, ressaltou Flávio. 

A diretora Nadja Oliveira comentou que o Parque Tecnológico, ao longo de 40 anos de história, acumulou experiência e pode ser um parceiro importante do TJPB e da Esma na implementação da política de inovação. “A proposta da Esma será avaliada como prioridade pelo Parque Tecnológico e, brevemente, será apresentado à direção da Escola a proposta de inovação, com base nas demandas e expectativas dos que fazem a Esma”, disse Nadja.

Oficina de trabalho - Ao final da reunião, o professor Flávio Romero ressaltou que, na segunda-feira (25), ocorrerá uma oficina de trabalho com a equipe do TJPB e da Esma, a fim de detalhar as expectativas da Escola com vistas à implantação do projeto de inovação. “O resultado dessa oficina servirá de base para que a equipe técnica do Parque Tecnológico elabore e apresente à direção da Esma o respectivo plano de atividades”, informou.

Por Marcus Vinícius
 

.
.
.