Após o recesso forense, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba voltou às atividades nesta quinta-feira (7), iniciando a primeira sessão com a eleição do novo presidente do órgão fracionário, por meio da qual foi escolhido o desembargador João Benedito da Silva. Deixou o cargo o desembargador Arnóbio Alves Teodósio, que conduziu a presidência da Câmara no ano de 2009.
A escolha foi unânime por todos os membros da Câmara que argumentaram não haver sequer a necessidade de eleição, em virtude do artigo 13, § 3º do Regimento Interno do TJPB, que dita: “O presidente de Câmara terá mandato de um ano, vedada a recondução, mesmo em caso de permuta ou remoção, até que todos os Desembargadores, em sucessão por antiguidade decrescente, tenham exercido a presidência, após o que, se realizará novo rodízio. O mais antigo sucederá o mais moderno.” Na ocasião, o desembargador eleito era o único que ainda não havia passado pela presidência.
O decano da Câmara Criminal, desembargador Nilo Luis Ramalho Vieira, parabenizou tanto o antigo presidente pelos trabalhos realizados como o atual. “Ambos são julgadores estudiosos, dignos e conscientes”, disse.
Os desembargadores Joás de Brito Pereira Filho, Arnóbio Alves Teodósio e Leôncio Teixeira Câmara também expressaram, em palavras, a confiança em João Benedito para o cargo e a satisfação com a gestão do ex-presidente.
O novo presidente da Câmara agradeceu às homenagens e finalizou a solenidade com as seguintes palavras: “Sou um aprendiz e continuarei sendo. Prometo honrar o cargo, emprestando minha força de trabalho, com meus limites e capacidades que sei que são muitos”.
Fonte: TJPB