Começa virtualização da VEP de CG

Notícia


O sistema e-Jus VEP foi desenvolvido TJPB em parceira com o CNJ

A digitalização dos 3.200 processos da Vara de Execução Penal (VEP) da comarca de Campina Grande, para a instalação do Sistema e-Jus, foi iniciada no dia 9 deste mês, sob a orientação da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça da Paraíba.


A secretária da STI, Lourdes Maria Coutinho, explica que o projeto de virtualização dos processos da Vara de Execução Penal de Campina segue os mesmos moldes do já adotado na comarca de João Pessoa.


“Ao término da implantação do sistema, previsto para daqui a quatro meses, todos as ações desta unidade judiciária tramitarão de forma totalmente virtual, através da Internet, o que permitirá aos advogados, juízes, servidores e partes envolvidas o acompanhamento dos processos, em qualquer local que tenha um computador ligado à Web”, observa Lourdes Coutinho.


Para ela, isso implica celeridade processual, com ganho de produtividade, naturalmente. A secretária destaca que o projeto de virtualização das Varas de Execução Penal envolve não só a digitalização pura e simples dos atuais processos, mas também todo um trabalho minucioso de análise de cada um deles, “já que, durante a atividade de digitalização, os dados são transferidos de forma criteriosa e cuidadosa para o novo sistema”.


O sistema e-Jus VEP foi totalmente desenvolvido por equipe do Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceira com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O sistema e-Jus mostrou-se ser um projeto de sucesso, tanto que já foi levado para outros Estados, dentre eles o Maranhão e, mais recentemente, a Bahia”, informou o coordenador de Desenvolvimento da Secretaria de Tecnologia da Informação, José Teixeira de Carvalho Neto.


Por Gilberto Lopes
Da Assessoria de Imprensa do TJPB