Presidente do TJPB de reforma e ampliação do Fórum de Teixeira

Notícia


Ainda serão inaugurados um total de 26 edificações distribuídas por 16 comarcas


O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior (Direita na foto), entregou, oficialmente, nesta terça-feira (13), as novas instalações do Fórum "Desembargador Josias Pereira do Nascimento" da comarca de Teixeira, de 1ª entrância, que foi reformado e ampliado. A comarca abrange, também, os municípios de Maturéia, Mãe D`Água, Cacimbas e Desterro.

A apresentação do Grupo de Teatro Perna-de-Pau, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do município (Peti), e a execução do Hino Nacional brasileiro marcaram o início da solenidade, que teve prosseguimento com o corte simbólico da fita e o descerramento da placa inaugural pelo presidente do TJPB e autoridades presentes. Em seguida, o padre José Nildo Lopes, o pastor Urbano Batista da Silva e o pregador Espírita Severino Benedito de Lima Neto fizeram a benção do prédio.

A atual gestão do Poder Judiciário estadual tem construído, reformado e ampliado os fóruns e depósitos judiciais das comarcas, visando melhorar as condições de trabalho de seus magistrados e servidores, como também oferecer aos cidadãos uma prestação jurisdicional cada vez mais qualificada.

O desembargador Ramalho Júnior disse que a reforma e ampliação vão refletir num ambiente de trabalho mais adequado. "É muito importante que os servidores de qualquer instituição trabalhem em instalações condignas. Por mais estimulado que o funcionário esteja ao trabalhar em um ambiente precário, ele não vai se sentir estimulado e gratificado. Então, esta é a nossa política de reformamos, construirmos e melhorarmos novos fóruns, para que a população se sinta bem atendida".

No final do seu pronunciamento, o presidente do TJ ressaltou que o nome do Fórum "Desembargador Josias Pereira do Nascimento" é uma justa homenagem ao magistrado. "É uma honra para qualquer Fórum receber o nome do desembargador Josias Pereira do Nascimento. Ele é um ícone do Poder Judiciário estadual e, até hoje, serve de exemplo por sua retidão e seu caráter".

De acordo com a juíza Isabella Joseane Assunção Andrade de Souza, a reconstrução do Fórum vai proporcionar conforto para os servidores e para os cidadãos; segurança; instalações salubres, além de um parque de informática com um maior acesso ao Tribunal de Justiça.

Ela ainda observou que a melhoria na estrutura física do prédio, representa a realização de um sonho de muitos anos. "Hoje, esse sonho, não só dos juízes, mas de todos os servidores e dos jurisdicionados, está sendo concretizado".

Já o prefeito de Teixeira, Wenceslau Marques de Souza, afirmou que a obra representa, também, a disposição do desembargador Ramalho Júnior de elevar Teixeira aos melhores níveis no que diz respeito ao bom atendimento e a modernização da estrutura judiciária no município. "Ao inaugurar esta importante obra, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, entrega um marco para a sociedade e para o Poder Judiciário da comarca de Teixeira", disse.

Já o desembargador Josias Pereira do Nascimento ressaltou, no seu discurso, que o Judiciário estadual e os amigos teixeirenses prestam uma homenagem singular ao adotar o novo prédio com a identificação do seu nome. "Realmente, é uma demonstração extrema de consideração, respeito, carinho e perenidade de sentimentos", afirmou.

O Fórum, que foi instalado em 1996, durante a gestão do desembargador Antônio Elias de Queiroga, vai abrigar gabinete do juiz, duas salas de audiências, cartório, sala da Defensoria Pública, dos Oficias de Justiça, do polo de informática, Tribunal do Júri, banheiros e arquivos. Alem de uma sala para o atendimento do setor de Protocolo, Distribuição e Central de Guias.

Estiveram presentes também a solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos; o secretario executivo do Procon estadual, Roberto Sávio de Carvalho Soares, representando o governo do Estado; prefeitos e vereadores da região; alem de juízes, secretários e coordenadores do Tribunal de Justiça, e de lideranças locais, que foram conferir os melhoramentos empreendidos no prédio-sede da comarca.

Dentro da programação da Presidência do Tribunal, ainda serão inaugurados, até o final da gestão, um total de 26 edificações, distribuídas por 16 comarcas de primeira, segunda e terceira entrâncias do Estado.


Dados Siscom - Segundo dados do Sistema Integrado de Comarcas Informatizadas (Siscom), do TJPB, a comarca de Teixeira tem, atualmente, 2.902 processos ativos, realizando, mensalmente, uma média de 50 audiências. Conta, ainda, com 14.321 processos arquivados. Em 2009, foram distribuídos 1.729 feitos, proferidas 1.314 sentenças e realizadas, 1.372 audiências.


Por Marcus Vinicius Leite
Da Coordenadoria de Imprensa do TJPB