Começou, na manhã desta quinta-feira (12), a segunda turma do curso de aperfeiçoamento na área policial para magistrados do Judiciário estadual. O evento, denominado ‘Inteligência Policial e Tiro Defensivo’, é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Escola Superior da Magistratura (Esma), e o Governo do Estado/Secretaria de Segurança Pública, por meio da Acadepol.
As aulas teórica e prática continuam nesta sexta-feira (13) e nos próximos dias 19 e 20, na sede da Acadepol, no bairro de Jacarapé, em João Pessoa. O curso, com carga horária de 40 horas-aula, é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), para fins de vitaliciamento e promoção por merecimento dos juízes.
O evento foi aberto pelo diretor adjunto da Escola, juiz Ricardo Vital de Almeida, que ressaltou, na ocasião, que a iniciativa busca proporcionar aos juízes o conhecimento teórico e prático da instrumentalização de interceptações telefônicas e telemáticas, autorizadas pelo Judiciário, e que são operacionalizadas pela Polícia Civil da Paraíba, de acordo com a legislação, estrutura e organização específica.
“Através, também, desse segundo módulo do curso de Inteligencia Policial, a Esma permanece na constância de reafirmação do seu papel acadêmico na formação e aperfeiçoamento dos ilustres colegas magistrados. A cada curso, no âmbito perene do sucesso, ganha o Poder Judiciário estadual”, ressaltou.
Quanto à realização de uma terceira turma, o juiz Ricardo Vital afirmou que, devido ao grande número de inscritos para o curso, a direção da instituição de ensino, à frente a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, executará a realização de outra turma no segundo semestre.
O secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, afirmou que o curso permite uma maior interação entre a Magistratura e a Polícia Civil, bem como parabenizou a Esma ao dar continuidade ao aperfeiçoamento de outros magistrados.
“Esse curso é muito importante porque permite a troca de informações entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Segurança, bem como está construindo um novo olhar dentro dessa visão da inteligência policial”, assegurou.
Já o diretor-geral da Acadepol, Severiano Pedro, fez uma avaliação positiva da primeira turma, realizada em fevereiro deste ano, e disse que espera o mesmo sucesso e desempenho dos juízes do Estado neste novo treinamento.
“É uma honra a Acadepol está participando dessa parceria com a Esma. Avaliamos a primeira turma como boa e fizemos alguns ajustes para essa nova edição, e o mais importante é essa aproximação entre a Polícia Civil e a Magistratura, objetivando melhorar e dinamizar o sistema de repressão qualificada”, afirmou.
No período da tarde, os magistrados farão uma visita técnica à Coordenação Integrada de Inteligência e Segurança e Defesa Social, da Secretaria do Estado. Já na manhã desta sexta-feira (13), os participantes conhecerão na Acadepol o sistema de vigia e estudo de estação Rádio Base, encerrando com estudos de caso, apresentação operacional policial e análise de áudios, além de atividades em grupo à tarde.
Por Marcus Vinícius