No Dia Internacional da Água, celebrado todo dia 22 de março, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque fez registro e lembrança à data, na abertura da sessão ordinária do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba. A sessão foi conduzida pelo desembargador João Benedito da Silva, vice-presidente da Corte estadual.
O desembargador Marcos Cavalcanti, que é também diretor da Escola Superior da Magistratura (ESMA), ressaltou que o planeta Terra está tratando muito mal a água doce, que é fonte fundamental da vida, saúde e fonte energética. Ele, ainda, afirmou que as empresas privadas precisam participar do processo de preservação dos rios e mananciais.
“Desta forma, gostaria de fazer uma saudação a mãe água. É por isso que pedi a palavra pra esse simples registro, em homenagem a água, e, em especial, a água doce”, disse o desembargador Marcos.
Quanto à chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ao Estado, o diretor da Escola afirmou que a população está festejando. Ele também lembrou que a ESMA promoveu durante dois dias, 20 e 21 deste mês, palestra sobre “A crise hídrica e o direito humano de acesso à água”, ministrada pela professora da Universidade Católica de Santos, Andreia Costa Vieira.
Na oportunidade, mais de 400 pessoas participaram da conferência que abordou a falta de chuvas e níveis baixos de abastecimentos, que traz sérias consequências econômicas e sociais, bem como tratou a respeito da pior seca na região Nordeste nos últimos 50 anos e a privatização das empresas estatais, dentre outros.
Por Marcus Vinícius