Juiz Eduardo Carvalho participou de curso de formação da Enfam

Notícia

O diretor-adjunto da Escola Superior da Magistratura (ESMA), juiz Eduardo José de Carvalho Soares, participou na semana passada, em Brasília, do curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Está 3ª edição foi a última turma realizada, no formato de 2016, para atender os participantes que fizeram o primeiro módulo dessa versão da formação de formadores.

 

Com a temática Aprofundamento didático-pedagógico para a prática docente, o curso buscou a formação de magistrados e servidores que atuam em ações educativas nas escolas de formação de magistrados.

Para o juiz Eduardo carvalho, ‘o aprofundamento didático para a prática docente, realizado pela Enfam, foi importante dentro da perspectiva da andragogia para fins de aperfeiçoar as tecnologias metodológicas de ensinagem visando a partilhar horizontal do conhecimento, a fim de desenvolver competências aos magistrados no enfrentamento de situações reais e práticas no exercício da sua nobre função de promover a pacificação social”.

Na ocasião, a juíza federal Ana Cristina Monteiro ressaltou que o aprendizado gera mais sensibilidade ao magistrado para enfrentar as situações práticas do dia a dia. “Nós precisamos simular toda essa situação de pressão que sofremos nas audiências, para que possamos nos aprimorar continuamente. Esse é o sentido da educação judicial: aprimorar os magistrados para que a prática judicante possa servir à sociedade com mais excelência”.

Durante o curso, foram abordados conteúdos como: tendências pedagógicas e principais teorias de aprendizagem, o desenvolvimento de competências profissionais, além de aspectos gerais e específicos sobre ensino e avaliação.

Os temas são considerados relevantes para o aumento das competências necessárias ao desenvolvimento da ação docente, o que contribui para que os formadores atuem de forma integrada, articulando o conhecimento pedagógico e o jurisdicional, promovendo a união entre teoria e prática.

Por Marcus Vinícius