Diretor da Esma participa de reunião para fundação da Academia de Letras do Vale do Mamanguape

Notícia

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, participou, na manhã desta quinta-feira (14), de reunião de estudo para fundação da Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape. O encontro ocorreu no Palacete da Família Lundgren, na cidade de Rio Tinto.

A Academia será instalada, no dia 25 de outubro, na cidade de Mamanguape, durante as comemorações de emancipação política daquela localidade. A região abrange 12 municípios: Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.

De acordo com o desembargador Marcos Cavalcanti, a iniciativa busca o estudo e o desenvolvimento das letras, ciências e artes, em especial as que se relacionem, diretamente, com a cultura da Região do Vale do Mamanguape.“Isso é o resgate da cultura e a permanência da pesquisa para posteridade. Os pósteros, quando nós não escrevemos, não sabem o seu passado e sua história, e isso é muito ruim”, disse o diretor.

Na ocasião, o professor Cássio Ferreira Marques ressaltou que a fundação da Academia possibilitará o resgate da história e da memória das municipalidades, para que os cidadãos tenham acesso a toda essa cultura regional. “O principal fator da fundação dessa Academia é o resgate, o resguardo e a valorização da cultura do Vale do Mamanguape”.

Durante a reunião, foi constituída uma diretoria provisória para redigir os estatutos e o regimento interno da Academia com criação de outros símbolos da instituição. A diretoria é formada pelos seguintes membros: desembargador Marcos Cavalcanti (presidente), jornalista Ademilson José da Silva (vice-presidente), Cássio Marques (1º secretário) e Eugênio Matias (2º secretário).

Ainda foram tomadas algumas deliberações, dentre elas, a criação de 50 cadeiras para a academia com 55 patronos; o brasão e a bandeira; e a criação da sigla ALCA-VM (da Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape) para a instituição.

A reunião contou, também, com a presença do secretário de Assuntos Indígenas, Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura de Rio Tinto, Luan Potiguara; de diretores e assessores do Município; do professor Paulo Palhano, além de outras personalidades.

Entrevista – O desembargador Marcos Cavalcanti concedeu entrevista à Rádio Correio do Vale FM, na cidade de Mamanguape, com a participação dos jornalistas Ademilson José, Pedro Barbosa e Aristelson Silva, ocasião em que respondeu perguntas sobre a fundação da Academia e a história do Município de Mamanguape.

Por Marcus Vinícius