Direção da Esma emite Nota de Pesar pelo falecimento do presidente do Copedem Antonio Rulli Júnior

Notícia

A direção da Escola Superior da Magistratura (Esma) emitiu, nesta segunda-feira (15), Nota de Pesar, em virtude do falecimento do presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), Antonio Rulli Júnior. O magistrado, que era desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, estava em Ubatuba (SP) quando sofreu, nesse domingo (14), um infarto. O velório ocorre nesta segunda, no Cemitério do Araça, em São Paulo.

 

O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que é diretor da Esma e 1º tesoureiro do Copedem, recebeu a notícia da morte do desembargador Antonio Rulli com profundo pesar, ao tempo, que manifestou condolências aos familiares, amigos e à comunidade jurídica brasileira.

 

O desembargador Rulli foi uma exponencial figura do Judiciário paulista e brasileiro, pela sua conduta ética e pelo seu espírito de julgador íntegro e justo. À frente do Copredem, soube manter articuladas e unidas as Escolas da Magistratura, buscando sempre a capacitação como o caminho para a conquista cada vez mais sólida dos verdadeiros ideais de justiça”, ressaltou o diretor da Esma.

 

Nascido em Campo Grande (MS), Antônio Rulli Junior se formou na Universidade de São Paulo. Seguiu carreira na magistratura, tornando-se desembargador do TJ-SP. Em 2012 foi aposentado compulsoriamente quando completou 70 anos. Desde então, dedicou-se à presidência da Copedem, instituição que ajudou a criar.

 

Ele era doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor do Centro Universitário UniFmu nos Cursos de Graduação e Pós-graduação (Mestrado/Doutorado). Foi Diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM). Membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Foi Presidente Honorário da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP) e Membro da Secretaria de Assuntos Internacionais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

 

Foi Presidente, por unanimidade, do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem para os biênios 2011/2013, 2013/2015, 2015/2017 e 2017/2019.

 

 

Por Marcus Vinícius

 

 

 

Voto de Pesar

 

A Escola Superior da Magistratura “Desembargador Almir Carneiro da Fonseca”, por seu diretor, apresenta à família, aos amigos e à comunidade acadêmica e judiciária brasileira o mais profundo pesar pela precoce partida do eminente julgador e mestre “Desembargador Antonio Rulli Júnior”, Presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas da Magistratura do Brasil – COPEDEM, neste domingo 14.01.2018.

 

O Desembargador Rulli foi uma exponencial figura do Judiciário paulista e brasileiro, pela sua conduta ética e pelo seu espírito de julgador íntegro e justo. À frente do COPEDEM, soube manter articuladas e unidas as Escolas da Magistratura, buscando sempre a capacitação como o caminho para a conquista cada vez mais sólida dos verdadeiros ideais de justiça.

 

Que Deus o receba de braços abertos e o coloque no lugar que reservou para os homens de bem e conforte a sua família nesta hora de dor e de saudade.

 

 

Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque

Diretor da ESMA – PB